Na última semana, a Rede de Cooperação de Araçatuba, coordenada pelo Semesp, reuniu representantes das Faculdades Integradas Padre Albino(Catanduva), do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (Araçatuba), e do Centro Universitário de Votuporanga.

Algumas ações foram acertadas durante a reunião, como a capacitação de coordenadores e professores sobre as Metodologias Ativas para as diversas áreas do conhecimento, por meio da troca de experiências e o relato de casos de sucesso. “Tratam-se de exemplos de boas práticas de governança e gestão comprovadas, o compartilhamento disso é o melhor caminho para uma cooperação saudável, em que os participantes da rede são beneficiados, especialmente, em um ambiente complexo e dinâmico”, contou o Pró-Reitor do Centro Universitário de Votuporanga, Prof. Dr. Djalma Domingos da Silva, em entrevista ao Jornal Folkcomunicação.

De acordo com Silva, a criação desse grupo foi uma necessidade em razão do avanço da competitividade e da internacionalização, assim como da crise econômica e das incertezas políticas. “Com foco nas áreas acadêmicas e administrativas, nosso objetivo foi criar uma sinergia entre os modelos de aprendizagem eficazes, que favoreçam, também, a diminuição dos custos operacionais das instituições participantes”.