Na mais recente divulgação do QS World University Ranking (2013), publicado pela Quacquarelli Symonds (QS), três instituições privadas marcaram presença. São estas a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e São Paulo e a Fundação Getulio Vargas (FGV). No entanto, a predominância dentre as brasileiras ainda é de instituições públicas, como a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No total foram avaliadas 2000 instituições universitárias, das quais 800 formam a lista.

A FGV foi listada no recorte de prestígio em Ciências Sociais e Administração, que inclui graduações em Economia, Sociologia, Estatística, Relações Internacionais, entre outras. A instituição obteve nota 60,9, que a coloca em quarto lugar no Brasil. O primeiro é ocupado pela USP, com nota 73,4. Na classificação mundial, a melhor avaliada foi a Harvard University (EUA).

Além de Ciências Sociais e Administração, são dividas sete áreas para os conhecimentos acadêmicos: Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologia, Ciências da Vida e Medicina e Ciências da Natureza. Na avaliação geral do país, englobando as sete áreas de estudo, a USP, a Unicamp e a Universidade Federal do Rio de Janeiro ocupam, respectivamente, primeiro, segundo e terceiro lugares. Em oitavo aparece a PUC-Rio, seguida pela PUC-SP. A classificação é a mesma obtida no ranking do ano passado.

A QS também vem lançando, desde 2011, um ranking específico para a América Latina, com critérios de avaliação diferenciados, que se adequam às características da região. Nesse ranking, a USP tem nota máxima e ocupa o topo, seguida pela Pontificia Universidad Católica de Chile e Unicamp. Das particulares brasileiras aparecem PUC-Rio, PUC-SP e a PUC do Rio Grande do Sul.

Nenhuma instituição de ensino superior brasileira conseguiu lugar entre as 50 melhores na avaliação geral. O país que mais se destaca é os Estados Unidos, que tem 19 instituições no grupo. A metodologia usada para formar a lista leva em conta reputação no meio acadêmico e no mercado, dados sobre citações de pesquisas e intercâmbio internacional.