SEMESP - REVISTA ENSINO SUPERIOR | JANEIRO-FEVEREIRO 2021

A Ensino Superior é uma revista voltada especialmente aos gestores de faculdades, centros universitários e universidades. Acompanha os rumos do setor no país e as novidades tecnológicas aplicadas ao universo acadêmico, metodologias de ensino e práticas de gestão adotadas no Brasil e no mundo que contribuem para a melhoria das instituições.

As principais matérias da edição Nº 255, de janeiro e fevereiro, são:

Memória
Gabriel Mário Rodrigues, um conciliador, achava que tudo tinha seu tempo. Seu nome estará entre os empreendedores do ensino superior brasileiro. Antonio Veronezi, um homem com muitas ideias e pressa de realizá-las, deixa seu legado na educação.

Inovações acadêmicas
Nos últimos dois anos, a Kroton reuniu seus especialistas e convidou outras organizações para reformular os currículos de pedagogia e licenciatura. 

Entrevista
Para o filósofo e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, o tempo da pandemia trouxe angústias, incertezas e inconformismo com a forma como o governo e sociedade se portam na crise.

Capa

A criatividade foi o grande exercício que todas as IES precisaram desenvolver em 2020. Para o vestibular deste novo ano, criaram um calendário especial por conta do atraso do Enem.

Estados Unidos
Aulas invertidas são questionadas sobre real aprendizagem.

Portugal
No total das três fases de acesso, matricularam-se 55 mil estudantes no ensino superior público, 6 mil a mais do que no ano anterior.

Segmentação
Faculdade Zumbi dos Palmares avança na criação de negócios para pessoas negras. Incentiva o estudo e compreensão história da opressão e desvenda caminhos do empreendedorismo.

Empresa Júnior
A mais antiga é a FGV de São Paulo, mas todas as empresas juniores contribuem para a formação de novas lideranças.

Experiência
Como vencer os desafios da gestão e da liderança na academia? Essa foi a pergunta que Cícero Urban se fez quando foi convidado para assumir a coordenação de um curso. 

Assine ou compreAssine ou compre