SEMESP - REVISTA ENSINO SUPERIOR | SETEMBRO 2020

A Ensino Superior é uma revista voltada especialmente aos gestores de faculdades, centros universitários e universidades. Acompanha os rumos do setor no país e as novidades tecnológicas aplicadas ao universo acadêmico, metodologias de ensino e práticas de gestão adotadas no Brasil e no mundo que contribuem para a melhoria das instituições.

As principais matérias da edição Nº 252, de setembro, são:

Entrevista
Alex Beard esteve em 20 países para visitar escolas que desenvolviam ferramentas e métodos inovadores de ensino para os alunos enfrentarem o século XXI. 

Capa – Professor
Inquietos e surpresos, professores declaram serem conhecedores de ferramentas digitais e consideram a experiência com a tecnologia muito positiva. 

Capa – Aluno
O caminho é remoto ou misto, mas as instituições de ensino terão de investir no treinamentos de professores. Aula online sim, mas diferente das presenciais. 

Pesquisa
Estudantes brasileiros dizem que as faculdades deveriam oferecer cursos curtos e baratos para desempregados.

Estados Unidos
Essa pandemia é uma tempestade perfeita que pode destruir o progresso duramente conquistado.

Futuro do ensino
O reitor do Instituto Mauá de Tecnologia, José Carlos de Souza Junior, convidado a escrever sobre o futuro do ensino, chamou o pró-reitor Marcello Nitz para ajudá-lo. Veja o que produziram. 

Políticas Públicas
O país certamente não alcançará a maioria das 20 metas do PNE até 2024. Assim, o desafio da qualidade do ensino público na agenda nacional deve continuar por um bom tempo.

Reformas tributárias
Após a eclosão da pandemia, que desorganizou famílias e escolas, chega a reforma tributária, que, se aprovada, pode excluir milhares de jovens do ensino superior.

Assine ou compreAssine ou compre