SEMESP - REVISTA ENSINO SUPERIOR | JANEIRO & FEVEREIRO 2020

A Ensino Superior é uma revista voltada especialmente aos gestores de faculdades, centros universitários e universidades. Acompanha os rumos do setor no país e as novidades tecnológicas aplicadas ao universo acadêmico, metodologias de ensino e práticas de gestão adotadas no Brasil e no mundo que contribuem para a melhoria das instituições.

As principais matérias da edição Nº 246, de janeiro/fevereiro, são:

COMUNIDADE
Jovens periféricos narram as dores e alegrias de se tornarem universitários. Para os moradores de comunidades de São Paulo, ter uma bolsa 100% integral nunca foi sinônimo de acesso.

FORMAÇÃO
Com a aceitação da nota do Enem e anuidades competitivas, universidades portuguesas ganham a atenção – e as matrículas – de uma parcela da população brasileira.

INTERNACIONALIZAÇÃO
Estudo aponta que pesquisadores em início de carreira sentem dificuldade para integrar o campo acadêmico internacional. As instituições de ensino superior, contudo, podem combater o problema.

ENTREVISTA
Diretor da OCDE, Andreas Schleicher, revela que adolescentes de várias partes do mundo estão decidindo seu futuro profissional sem levar em conta as transformações do mundo do trabalho.
CAPA
MEC estuda a adoção de agências independentes de acreditação para o ensino superior com o objetivo de tornar o sistema regulatório mais fluido.

Assine ou compreAssine ou compre