SEMESP - Liderança e Educação

Formação de líderes na dinâmica do ensino superior.

As instituições privadas de ensino tornaram-se as principais responsáveis pelo atendimento das necessidades de formação superior da população brasileira. Elas respondem por 75% das matrículas de graduação, estão firmemente presentes na pós-graduação, desenvolvem-se como prestadoras de ensino a distância e se internacionalizam, entre outras exigências do ambiente global.

Neste livro, do qual participam especialistas do Brasil, da Colômbia, do Chile, dos Estados Unidos e da União Europeia, trata-se de discutir o perfil das lideranças chamadas a operar dentro das novas realidades do século XXI, mostrando-se aptas a enfrentar e vencer seus desafios.

Os novos dirigentes do setor devem ter capacidade de reinventar as áreas acadêmicas e administrativas da instituição, ou seja, reinventar as instituições e os métodos do ensino a ser ministrado. Percebe-se um movimento global nessa direção.

Os capítulos do livro apresentam uma variedade de competências e atitudes que os líderes contemporâneos precisam ter. Espera-se deles que possam formar e reter talentos, fazer a boa governança e a gestão profissional, promover o ensino empreendedor e criar a cultura empreendedora na instituição, incentivar a inovação das metodologias de ensino, fortalecer a competitividade nacional e internacional e qualificar as estratégias de marketing, comunicação e inclusão social.

Material futuramente disponível para venda.