SEMESP - BOSTON COLLEGE: 88º Boletim Ensino Superior Internacional

Boston College 88

O Semesp disponibiliza gratuitamente mais uma edição traduzida do periódico trimestral “Ensino Superior Internacional”, uma publicação do Boston College que tem como objetivo fomentar uma perspectiva internacional que irá contribuir para esclarecer a política e as boas práticas, além de mostrar o que está acontecendo mundo afora nas instituições de ensino superior privadas ou públicas.

Na edição Nº88, inverno, em Tradições e Tendências da Internacionalização, há uma reflexão sobre ‘o lugar’ das universidades americanas no mundo árabe. Para a autora, apesar do alto nível da educação oferecida, essas instituições precisam estar fortemente influenciadas nas cidades e comunidades onde estão situadas. Ainda nessa sessão, os estudiosos Bannie Yingfei He e Alan Ruby contam as experiências de uma filial chinesa de campus na Malásia, também há um relato dos últimos acontecimentos no ensino superior estrangeiro na Índia.

Na sessão Megatendências na Grã-Bretanha os autores discutem a saída do Reino Unido da União Europeia e como isso impactará o setor educacional. “Para o ensino superior, um setor do Reino Unido onde a relação com a Europa tem sido inequivocadamente positiva – uma vitória tanto para os países europeus como do Reino Unido – as consequências serão tão desestabilizadoras como estava previsto antes da votação”.

Em Tópicos Internacionais, o artigo “O uso das bibliotecas acadêmicas na era digital: o que dizem os números” mostrou que, nos EUA, a circulação de itens físicos nas universidades teve um declínio de 29% na era da internet (1997 à 2011). Uma discussão sobre o que vai acontecer com os recém-formados e a pesquisa da educação transnacional também foram tópicos abordados.

O Boletim Boston College 88 ainda conta com mais três capítulos: Foco no sudeste Asiático, Ensino Superior Cristão – Tendências Globais e Países e Regiões, onde há uma complexa discussão sobre as universidades latino-americanas presas no Século XX e o porquê elas são assim.

O periódico é publicado trimestralmente em inglês, chinês, francês, russo, espanhol e vietnamita. A versão traduzida para o Português é disponibilizada gratuitamente pelo Semesp.

Boa leitura!

Fazer downloadFazer download