Prêmio de Inovação no Ensino Superior

FINALISTAS DO PRÊMIO INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

EDUCADOR – GESTÃO
UM OLHAR PARA O FUTURO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NAS IES PÚBLICAS OU PRIVADAS Modalidade 1 – Gestão Pedagógica PROF. DR. DORIVAL MARCOS MILANI CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA (UNICEP)
MATRIZES MODULARES: ATUALIZAÇÃO PARA PROMOVER ENGAJAMENTO DAS NOVAS GERAÇÕES Modalidade 1 – Gestão Pedagógica GERALDO MARCO ROSA JUNIOR CENTRO UNIVERSITÁRIO SAGRADO CORAÇÃO (UNISAGRADO)
CURSO DE EXTENSÃO: LIBRAS NO CAMPO DA SAÚDE Modalidade 1 – Gestão Pedagógica LUCIANA DE FREITAS BICA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCO (UNIDEP)

 

EDUCADOR – AÇÕES JUNTO À COMUNIDADE
PROJETO CAMPO FAVELA Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade CARLA SOFIA DIAS MOREIRA RAMOS INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA (INSPER)
PROJETO SAÚDE EM MOVIMENTO – INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade SABRINA GOMES DE MORAIS FACULDADE PITÁGORAS DE GOVERNADOR VALADARES (PIT GV)
PROJETO TUIUTI ACOLHE Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade RITA DE CÁSSIA SPRÉA UHLE UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ (UTP)

 

EDUCADOR – INOVAÇÃO DA APRENDIZAGEM
TIC NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL UTILIZANDO PADLET EM PROJETOS ENVOLVENDO OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)
TRILHAS DA APRENDIZAGEM: USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS BASEADAS EM PROBLEMAS E EM TIMES COMO PROMOTORAS DO ENSINO SIGNIFICATIVO Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem JANAÍNA SOSTISSO FACULDADE FACTUM (Factum)
UTILIZAÇÃO DE ÁUDIO EM FORMATO PODCAST COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE INFORMAÇÕES SOBRE DIABETES PELOS ALUNOS DA ÁREA DA SAÚDE Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem DAISY MACHADO UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO (USF)

 

IES – GESTÃO
PROGRAMA DUAL STUDY: UM NOVO NÍVEL NA INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E EMPRESAS Modalidade 1 – Gestão Pedagógica MARIO ANÍBAL SIMON ESTEVES FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E DA COMPUTAÇÃO DOM BOSCO
PROCESSO DE GESTÃO ACADÊMICA: MODELO DE GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADO Modalidade 1 – Gestão Pedagógica HENRIQUE CARIVALDO DE MIRANDA NETO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS
CURRÍCULO BASEADO EM COMPETÊNCIAS: O IMPACTO DE PROJETOS REAIS NA APRENDIZAGEM Modalidade 1 – Gestão Pedagógica THALES REIS HANNAS Centro Universitário UNIFACIG

 

IES – AÇÕES JUNTO À COMUNIDADE
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ EM TEMPO DE PANDEMIA Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade MARCIA ZORELLO LAPORTA CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ)
BRINCANDO NA VILA: SOCIALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS E INTEGRAÇÃO DA SABEDORIA POPULAR COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade CARLOS ALBERTO RAMOS PINTO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI
CUIDANDO DE PAIS ESPECIAIS: PROJETO DE FORTALECIMENTO DA AUTOESTIMA DE MÃES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade IRACEMA REBECA MEDEIROS FAZIO FACULDADE UNIME DE CIÊNCIAS SOCIAIS

 

IES – INOVAÇÃO DA APRENDIZAGEM
COMO ENGAJAR ESTUDANTES NO NÚCLEO DE CARREIRA E GARANTIR A EMPREGABILIDADE Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem MURILO MERLIN FACULDADE ENAU
REALIDADE ESTENDIDA E RECURSOS DIGITAIS COM METODOLOGIAS ATIVAS VEICULADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIA QRCODES E APP UNICESUMAR EXPERIENCE Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem FRANKLIN PORTELA CORREIA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – UNICESUMAR
A COOPERAÇÃO EM REDE, A EXTENSÃO E A INTERNACIONALIZAÇÃO COMO FERRAMENTAS PARA A INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: O AMAZON EXPERIENCE CESUPA CHALLENGE Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem CAIO OLIVEIRA FANHA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ
MY FIRST BUSINESS: DO PDI PARA UMA STARTUP NO PRIMEIRO ANO DA FACULDADE Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem JORGE APÓSTOLOS SIARCOS FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO

 

O Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mario Rodrigues” será entregue durante a próxima edição do seminário O Futuro do Ensino Superior, evento a ser realizado online nos próximos dias 19 e 20 de agosto.

Faça sua inscrição no evento:
https://www.semesp.org.br/eventos/futuro-ensino-superior/

O Semesp torna pública a abertura de inscrição de trabalhos para divulgação das experiências de inovação implementadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e seus professores, para concorrerem ao PRÊMIO DE INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR “PROF. GABRIEL MARIO RODRIGUES”.

O Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues” foi criado pelo Semesp para reconhecer profissionais que trabalham em prol da inovação da educação superior brasileira e é um reconhecimento ao Prof. Gabriel Mário Rodrigues, notável pioneiro da educação e um dos principais responsáveis pela posição de relevância alcançada pelo sistema educacional superior privado no país. Durante sua trajetória como mantenedor e dirigente de entidades representativas do ensino superior privado brasileiro, o homenageado sempre mostrou enorme preocupação e aguda sensibilidade com a ampliação dos horizontes e o aperfeiçoamento do sistema educacional superior privado, por meio da adoção de melhorias contínuas e soluções inéditas para a dinâmica e as competências do ambiente acadêmico.

A premiação, que conta com a parceria do Consórcio STHEM Brasil, terá lugar no dia 13 de agosto de 2021, durante a realização do Seminário “O Futuro do Ensino Superior”.

OBJETIVOS

São objetivos do Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues”:

  • Estimular o desenvolvimento de experiências inovadoras em metodologias educacionais e em gestão educacional e de cursos nas instituições de ensino superior e mobilizá-las para tornar essas experiências públicas;
  • Reconhecer e premiar IES, professores e gestores educacionais por suas iniciativas inovadoras e pelos resultados obtidos;
  • Prospectar e divulgar para a sociedade experiências acadêmicas inovadoras que apresentem resultados positivos;
  • Incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação nas IES.

 

PROF. GABRIEL MÁRIO RODRIGUES

Atividade Data
Lançamento do Edital
15 de março
Submissão dos trabalhos/projetos e envio de vídeo 15 de abril a 30 junho
Avaliação dos trabalhos/projetos 30 de junho a 20 de julho
Divulgação do resultado da avaliação dos trabalhos/ projetos 1º de agosto
Apresentação dos trabalhos/projetos 19 e 20 de agosto
Premiação 20 de agosto

Faça o download do Template para submissão do projeto:

Fazer download

Acesse o edital do Prêmio Inovação:

Acesse o Edital

Clique no botão abaixo para se inscrever no Prêmio Inovação:

Quero me inscrever

Orientação para gravação de vídeos de apresentações orais, banners e cases:

Como o Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues” será realizado na modalidade virtual, informamos que você pode complementar as informações do seu trabalho com um vídeo. Para tanto informamos que:

1. A divulgação dos trabalhos aprovados estará disponível no site do Semesp;

2. Período para envio dos vídeos: De 15 de abril de 2021 a 15 junho de 2021;

3. As apresentações serão síncronas e a sua data e horário de apresentação será definida na programação;

4. Para a produção dos vídeos, siga as orientações:

  • O vídeo deverá ter até 3 minutos de duração e o professor poderá fazer a apresentação oral com ajuda de outros recursos;
  • Os vídeos poderão ser produzidos no celular ou no PC e devem ser colocados no Youtube, como NÃO LISTADOS e o link poderá ser enviado no momento da submissão do trabalhos.

 

Dicas de como gravar sua apresentação:

Para auxiliá-los na produção dos vídeos e colocação no Youtube, sugerimos consultar os links abaixo. Existem muitos tutoriais disponíveis na internet caso você precise de mais informações:

Como gravar vídeos, por Hotmart

Curso de Master the Screencast, por Screecastfy

Código para liberar Versão Premium: CAST_COVID

Como enviar vídeo não listado no Youtube

 

Informações adicionais – Sugestões para a produção do seu vídeo:

  • Monte um bom roteiro e uma apresentação. Se quiser, você poderá utilizar material visual.
  • Procure verificar com antecedência tudo o que você precisa para gravar.
  • Confira também se o local e a iluminação são adequados e agradáveis.
  • Seja natural na hora de gravar o vídeo.
  • É importante que o conteúdo seja apresentado de forma sucinta, já que essa é uma característica do conteúdo feito para a web.
  • Objetividade é o segredo. Não enrole e nem dê voltas, vá direto ao ponto: as vantagens e benefícios da ideia que você está defendendo.
  • Certifique-se de olhar diretamente para a lente/celular e imagine que você está explicando alguma coisa a um amigo, e não apenas a um aparelho.
  • O ritmo da gravação precisa ser dinâmico para dar ânimo ao conteúdo.
  • Estruture o seu tempo na câmera antes de iniciar a filmagem.
  • Adote uma velocidade, um ritmo na fala que seja condizente com o tema que você escolheu e siga em frente sem grandes alterações.
  • Caso grave pelo celular, não se esqueça de colocar o aparelho na posição horizontal.