Pesquisa Educação a Distância (EAD) | 2015

Pesquisa EAD Ensino Superior 2015 – Semesp

Já faz algum tempo que o Semesp tem procurado identificar a percepção de seus públicos estratégicos sobre soluções pedagógicas adotadas tanto no ensino presencial quanto na modalidade de educação a distância (EAD). Presente nos principais estudos que analisam as tendências da educação superior, a mediação de tecnologias em metodologias pedagógicas utilizada na educação a distância (EAD) vem se tornando realidade nas instituições de ensino superior brasileiras.

Para saber o que o segmento pensa sobre esses modelos de ensino inovadores e descobrir as formas de desenvolvê-los a contento, o Semesp encomendou ao Instituto de Pesquisa Toledo & Associados uma pesquisa de mercado junto a um grupo de instituições representativas do setor. Realizada através de entrevistas com reitores, gestores e coordenadores dessas instituições, a pesquisa revelou o uso de plataformas conhecidas no mercado e também de soluções domésticas, desde as mais simples até as que oferecem as técnicas mais avançadas de ensino.

O levantamento procurou identificar se a adoção dessas tecnologias melhora a aprendizagem e motiva os estudantes, se as ferramentas são capazes de promover uma educação mais eficiente, interessante e efetivamente personalizada e, principalmente, até que ponto as instituições estão abertas a adotá-las.

Ficou evidenciado que as instituições de ensino superior brasileiras estão dispostas a utilizar essas novas plataformas. Nas entrevistas prevaleceu sua receptividade em relação ao uso do Blended Learning como um modelo híbrido que une ensino presencial e a distância, abrindo espaço para sua adoção de forma mais intensiva.

Sabemos que o impacto benéfico da introdução dessas tecnologias depende da realização de mudanças estratégicas nas nossas instituições e da ampliação do comprometimento dos nossos gestores com o espírito de inovação necessário para garantir o seu êxito. Acreditamos que essa pesquisa representa uma contribuição relevante para esse objetivo.

No link abaixo, faça o download do material  para conhecer os resultados obtidos na pesquisa.

Fazer downloadFazer download