O Semesp realizou nesta sexta-feira, 21, o segundo episódio da série de webinares Marketing na captação e retenção durante e pós-pandemia, com objetivo de melhor direcionar as IES em relação à questão do marketing educacional durante a pandemia, situação atípica que mudou as rotinas do ensino superior. No segundo episódio, o sócio-diretor da consultoria Telos Resultados, Luiz Muniz, discorreu sobre como definir estratégias de captação e retenção de alunos em um cenário pós-pandemia.

Segundo Luiz Muniz, as instituições de ensino já lidavam antes com problemas relacionados à captação e retenção, agora potencializados pela pandemia. “É uma situação que as IES já viviam antes, mas, por conta desse fator externo, elas precisam ter uma capacidade de reação mais rápida e que demanda uma eficiência em vários âmbitos do negócio”, avaliou o consultor durante o webinar.

Avaliação do ensino remoto abriu série sobre marketing educacional

O cenário econômico é de instabilidade e turbulência, ainda mais acentuado por fatores como aumento de impostos e aumento da evasão e inadimplência. “Esses fatores afetam negativamente o setor, mas existem movimentações que, mesmo nesse cenário, beneficiam o segmento. O que as IES precisam fazer é potencializar as oportunidades e trabalhar para mitigar as ameaças”, defendeu.

Além dos fatores externos, o setor de ensino superior também precisa estar atento a questões internas que afetam diretamente a captação, retenção e fidelização dos alunos. “São vários problemas internos que acabam por acentuar as dificuldades geradas pelo cenário externo: a percepção de valor do aluno baseada em horas de aulas e não na compra de conhecimento; alunos que se encontram em dificuldades financeiras; a avaliação de baixa qualidade da didática das aulas remotas; professores que não estão familiarizados com ferramentas digitais ou não se sente valorizados; IES que não estão preparadas para atender seus alunos, etc. Todos são problemas que levam a uma prestação de serviço de baixa qualidade e afetam negativamente na captação e retenção”, listou Luiz Muniz.

De acordo com o consultor, é importante que as instituições de ensino não tratem o ensino apenas como um negócio. “Quem se mantiver fiel ao propósito de ensinar e coerente com seu posicionamento enquanto IES vai crescer. O setor não precisa de vacina para resolver seus problemas, mas sim de métodos de gestão financeira, comercial, operacional e de recursos humanos”, defendeu. “Não sabemos todas as respostas, mas existe um caminho a ser seguido para que o negócio se adapte à nova realidade”.

Os associados do Semesp podem assistir aos episódios da série na íntegra

O próximo encontro do webinar Marketing na captação e retenção durante e pós-pandemia acontece no dias 25 de agosto, às 10h.  As inscrições estão abertas e podem ser realizadas aqui.