A partir do aumento dos casos do novo coronavírus no país e de uma série de medidas restritivas de isolamento social, o Semesp tem promovido diversas ações para orientar as intituições de ensino superior e esclarecer a sociedade em geral sobre as alternativas para o setor continuar oferecendo um ensino de qualidade aos alunos.

Sensível também ao movimento irresponsável que pede redução do valor das mensalidades, ameaçando a manutenção de milhares de empregos de professores e a própria oferta de acesso ao ensino superior a seis milhões de brasileiros, o Semesp tem desenvolvido ações específicas para combater e derrubar o argumento equivocado de que as IES estão tendo menos gastos com a suspensão das aulas presencias durante esse período de isolamento.

Essas ações têm sido divulgadas nos canais de comunicação da entidade, assim como pela imprensa.

Confira as principais notícias publicadas pela imprensa:

USP e PUC-SP têm casos confirmados; aulas são mantidas

Universidades confirmam primeiros casos de Covid-19. Matéria de O Estado de S. Paulo mostra que Semesp sugere a elaboração de um plano de contingência e que se estude algumas medidas, incluindo a substituição do atendimento das cantinas, evitando a abertura dos espaços comuns.

Semesp orienta a suspensão de aulas nas instituições de ensino superior

Matéria do Correio Braziliense aborda as recomendações do Semesp enviadas às instituições de ensino superior.

Sem aulas presenciais, alunos querem mensalidade menor em universidade

Folha de S. Paulo traz posicionamento do Semesp, que diz que medida provocaria demissões e quebra do setor.

Instituições de ensino superior migram para ensino a distância

Agência Brasil traz entrevista Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, sobre ensino a distância e os webinares realizados pela entidade. Cerca de 50 veículos reproduziram essa matéria, como IstoÉ, UOL, Último Segundo, BOL, entre outros.

Semesp considera irresponsável movimento que pede redução das mensalidades

Matéria do Correio Braziliense aponta que, de acordo com o Semesp, a proposta ameaça a manutenção dos empregos de milhares de professores e colaboradores.

Secretaria do Consumidor diz que clientes não devem pedir reembolso de mensalidades escolares

Recomendação vale para as escolas que ofereçam atividades presenciais posteriormente, com a reposição de conteúdo, ou que ofertem ensino à distância. Matéria do jornal O Globo cita pronunciamento do Semesp.

Universidades públicas suspendem aulas virtuais em meio ao coronavírus; particulares se mobilizam contra redução de mensalidades

Falta de acesso igualitário à internet de qualidade é desafio para a educação brasileira; instituições privadas dizem aumentar gastos para implementar softwares que permitam a transmissão de aulas. Matéria do G1 Brasil usa Semesp como fonte.

Estudantes de Faculdades Particulares cobram redução da mensalidade

Grupos de alunos de diferentes universidades e faculdades particulares do Distrito Federal cobram a redução das mensalidades enquanto as atividades presenciais estiverem. Matéria do Correio Braziliense traz posicionamento do Semesp sobre a questão.

Pais e escolas negociam possibilidade de flexibilidade em mensalidades escolares durante pandemia

Instituições e responsáveis pelos alunos têm buscado acordos que vão desde a redução da mensalidade para quem pagar no prazo correto até a suspensão das cobranças por atividades extracurriculares. Mas algumas instituições justificam que estão tendo outros custos. Entidades do setor, como o Semesp, são contra reduções. Confira nessa matéria do Jornal Extra.

Estudantes da saúde podem ter formatura antecipada para atuar na pandemia

Medida Provisória atinge alunos de medicina, enfermagem, fisioterapia e farmácia. As faculdades ficariam dispensadas, em caráter excepcional, do mínimo de 200 dias de trabalho acadêmico efetivo nesse ano letivo. A única exigência é que tenham cumprido 75% da carga horária do internato ou estágio obrigatório. A estimativa é que 5,7 mil alunos de medicina possam se formar. Semesp é fonte da matéria da CBN.

Bolsonaro suspende obrigatoriedade de dias mínimos do ano letivo, mas mantém carga horária em meio à pandemia do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quarta-feira (1º) uma medida provisória que suspende a obrigatoriedade de escolas e universidades cumprirem a quantidade mínima de dias letivos neste ano. No entanto, ele manteve a obrigatoriedade da carga horária mínima. Matéria do G1 Brasil traz posicionamento do Semesp sobre a questão.

Educação a distância pode ser tão efetiva quanto a presencial; veja por quê

A pandemia do novo coronavírus suspendeu aulas em escolas, universidades e outras instituições de ensino ao redor do mundo por tempo indeterminado. A alternativa encontrada por muitas dessas instituições foi oferecer aos estudantes o conteúdo que seria dado em sala por vias digitais, fazendo uso de tecnologias de ensino a distância. Semesp é fonte da matéria do UOL.

Escolas privadas temem redução de mensalidades durante pandemia

Escolas e instituições de ensino superior privadas mostram preocupação com a possível aprovação de lei que obrigue as particulares a reduzirem as mensalidades durante a suspensão das aulas para conter o avanço do novo coronavírus (covid-19). Matéria da Agência Brasil cita posicionamento do Semesp. Cerca de 50 veículos reproduziram essa matéria, como IstoÉ, UOL, Último Segundo, BOL, entre outros.

Veja como fica a cobrança das escolas durante a quarentena do coronavírus

Pandemia afeta rotina escolar, mas não dá direito de suspender o pagamento das mensalidades. Matéria do Agora São Paulo traz posicionamento do Semesp.

É justo ou não pedir desconto na mensalidade escolar agora? Veja argumentos

Colégios e universidades de todo o país, assim como ocorre em boa parte do mundo, tiveram de interromper as aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus. Com as escolas fechadas e a desaceleração econômica, pais e alunos de instituições particulares passaram a questionar a cobrança das mensalidades. Matéria do UOL traz entrevista com Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp.

A pretensa redução das mensalidades e o risco de desequilíbrio de mais um setor

Artigo pulbicado no o portal jurídico Migalhas cita posicionamento do Semesp.

União dos Estudantes pede à Justiça redução de 33% nas mensalidades das universidades em Santos

Decisão pode valer para universidades particulares. Entidade que representa as instituições disse que elas irão contestar o pedido. Matéria do G1 Santos ouviu o diretor Jurídico do Semesp, José Roberto Covac.

Onze estados têm projetos para obrigar desconto em mensalidades escolares

Órgãos de defesa do consumidor e juristas alertam para possibilidade de proposta ser considerada inconstitucional. Matéria da Folha de S. Paulo usa como fonte o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

Mensalidade escolar

Nota do diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, publicada na Folha de S. Paulo, acrescenta ao debate das mensalidades de escolas (“Tendências / Debates”, 11/4) a posição das instituições privadas de ensino superior.

Projetos tentam obrigar escolas a dar desconto em mensalidades

Uma redução generalizada nas mensalidades poderá provocar a quebra do setor, colocando em risco a sobrevivência de milhares de professores e colaboradores, disse Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, em matéria da Folha de S. Paulo.

Manifesto com quase 50 mil assinaturas pede desconto em mensalidades de IES privadas

Estudantes de cursos presenciais querem redução das cobranças por aulas à distância em função do coronavírus. O país tem 4,4 milhões alunos em cursos de graduação particulares presenciais. Por causa do coronavírus, eles foram migrados para o ensino remoto. A matéria do jornal O Globo ouviu o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.