A Unoeste investiu R$ 3 milhões em quatro novos laboratórios para a Faculdade de Engenharia (Fepp) da instituição. São eles: Telecomunicações; Métodos Computacionais e Simulação; Instrumentação e Eletroeletrônica; e Sistemas Elétricos de Potência. Além dos novos espaços, foi adquirido uma impressora 3D, uma das cinco deste modelo vendidas no Brasil e equipamentos para caracterização de células fotovoltaicas e semicondutores.

Os laboratórios devem ser usados pelos cursos de engenharias Ambiental e Sanitária, Civil e de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico e Design de Interiores. “A ideia é que o aluno capacite-se com embasamento teórico, formação científica e prática para sair daqui preparado para o mercado de trabalho”, afirma Carlos Magno Barreto de Araújo, coordenador da Engenharia Elétrica.

Além de ajudar no ensino das disciplinas, os espaços também servem para o desenvolvimento de pesquisas. Já está em andamento um projeto de extensão em parceria com a empresa Energisa, de Presidente Prudente, para capacitar jovens para o primeiro emprego no setor de eletricidade.

E os investimentos não param. A Unoeste está em fase de implantação de mais três laboratórios: Engenharia de Controle e Automação; Energias Renováveis e Eficiência Energética; Geração e Alta-Tensão.