Por conta da escassez de estudos sobre as tartarugas marinhas, o Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (Ibimm) desenvolveu o projeto SOS Tartarugas Marinhas, autorizado recentemente pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio).

A Unoeste é uma das parceiras desse projeto, por meio do coordenador de Ciências Biológicas, Silvério Takao Hosomi, e da docente de Medicina Veterinária, Ellyn Amanda Fonseca Martins, que integram a equipe de profissionais envolvidos. “Com ações de conservação conseguiremos impedir que esta espécie desapareça do planeta. Todos os dados obtidos servirão para estudos científicos, sócio-educativos e conservacionistas”, afirma.

Para o coordenador do curso de Ciências Biológicas da Unoeste, essa parceria com o Ibimm vem ao encontro das expectativas da graduação. “Esse envolvimento contribui para o fortalecimento das ações de pesquisa e extensão com outras instituições, regulamentadas pelo Conselho Regional de Biologia (CRBio)”, diz Hosomi

Envolvimento estudantil – O Ibimm e a Unoeste também estabeleceram um termo de parceria para cooperação técnica e estágios, que possibilita aos acadêmicos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Ciências Biológicas participarem das atividades promovidas pelo instituto. “Os alunos que tiverem interesse em integrar alguma das nossas ações, como o projeto SOS Tartarugas Marinhas, devem entrar em contato com seus respectivos coordenadores”.