A Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) articulou durante uma reunião a formação de convênio entre a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp). O instituto é responsável por planejar e executar as políticas agrária e fundiária do Estado de São Paulo e está vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

O convênio, que tem por objetivo atender aos assentados na região do Pontal do Paranapanema, faz com que o Itesp entre com a logística e a Unoeste preste serviços envolvendo estudantes de diferentes cursos, devidamente acompanhados por seus professores.

Os coordenadores da Proext passam a articular junto aos cursos de graduação e programas de mestrados e doutorados as ações prioritárias a serem contempladas no plano de trabalho. Os envolvimentos imediatos da pós-graduação stricto sensu são do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e do Programa de Mestrado e Doutorado em Agronomia, que deverão trabalhar com informações social, econômica e ambiental registradas nas cadernetas de campo, elaboradas por técnicos do Itesp. A partir da análise de dados serão elaboradas ações.

As ações deste ano ainda estão em discussão e visam a elaboração de um calendário de atividades. Uma delas recebe o nome de Agita Pontal, que mobiliza vários serviços num determinado assentamento, como os de saúde, com aferição por parte dos alunos da Unoeste da pressão arterial, teste de glicemia (diabetes) e afins nos moradores dos assentamentos.