Na segunda parte da 5ª Missão Técnica Semesp Canadá – de 23 a 25 de maio – os cerca de 40 gestores de instituições de ensino superior brasileiras visitaram, na quinta-feira (23), a HEC Montréal (École des Hautes Études Commerciales de Montréal), e foram recebidos pela diretora de Relações Governamentais e Comunicação da Faculdade de Negócios vinculada à Universidade de Montreal, Kathleen Grant. Ela explicou aos visitantes que a HEC opera com grande autonomia em relação ao restante da universidade, além de possuir cursos de graduação e pós-graduação na área de administração e de negócios.

Kathllen contou ainda que as universidades do Canadá são 100% públicas, porém possuem gestão autônoma, cobram anuidades baixas de seus alunos – cerca de US$ 3.500 na HEC – e contam com doações de ex-alunos, investimentos de empresas e de fundos governamentais para manter seus orçamentos. Só a associação de ex-alunos da HEC possui hoje mais de 70 mil membros, que tomam decisões para melhorar a qualidade de ensino da faculdade.

Em seguida, os gestores brasileiros assistiram a primeira palestra do dia, com a pesquisadora do Departamento de Relações Internacionais, Maude Bourassa, que fez uma comparação em relação aos sistemas de ensino das universidades de Toronto e de Quebec. “Em Quebec todas as universidades fazem parte de uma rede, chamada Crepuq, que garante unidade para o sistema de ensino superior e maior força para as faculdades se posicionarem no mercado mundial, além de firmar acordos e parcerias internacionais”, explicou.

O secretário geral da faculdade, Federico Pasin, especificou detalhes sobre a HEC Montréal, como missão, valores e os desafios internacionais enfrentados pela faculdade de negócios. Após as palestras, a diretora de Desenvolvimento do Campus, Loretta Cianci, levou o grupo para conhecer as instalações do Edifício Decelles, que, em 2012, foi totalmente reformado, modernizado e adaptado para permitir melhor convivência entre os alunos, em salas de estudos e de negócios, repletas de tecnologia. O investimento para adequação do prédio passou dos US$ 30 milhões. E, no final do dia, o grupo participou de uma cerimônia de entrega de bolsas de estudos para três alunos da HEC Montréal.

Na sexta-feira (24), a primeira palestra foi com o diretor associado de Assuntos Acadêmicos e Planejamento Estratégico da HEC Montréal, Paul Lanoie, que falou sobre “As Recentes Inovações em Pedagogia”. Em seguida foi apresentado pelo especialista Éric Buisson o “Curso de Verão de Negócios em Francês” e “Inovação e Criatividade para Instituições de Ensino Superior”, com o codiretor do Centro de Pesquisa sobre a Gestão da Criatividade em uma Sociedade Inovadora (MosaiC), Laurent Simon, foi a última palestra do dia.

Após as palestras, o grupo foi conhecer o Edifício Côte-Saint-Catherine, onde está o laboratório de investimentos financeiros, equipado com máquinas e software de ponta, que permite aos alunos fazerem operações reais em bolsas do mundo todo utilizando dinheiro oferecido por empresas parceiras e também a biblioteca da HEC Montréal.

A última visita do dia foi no Edifício Central da Universidade de Montreal, onde os gestores de relações internacionais comentaram sobre a estrutura da universidade, que inclui o HEC Montréal, e explicaram como funciona o complexo processo de avaliação de qualidade dos cursos. A 5ª Missão Técnica Semesp Canadá terminou com um jantar de despedida ao grupo.