Enfatizando novamente a premissa de educação aliada ao esporte, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) amplia seu projeto olímpico Tóquio 2020 e apresenta equipe de ponta de caratê. Dentre eles, há campeões pan-americanos, sul-americanos, brasileiros e paulistas, que defendem também a cidade de Santos nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, entre outras competições.

O projeto, uma parceria com a academia Resistência, a Home Life e Fundação Pró-Esporte (Fupes), busca atingir os mesmos resultados que a Universidade alcançou em Maratonas Aquáticas, ao conquistar a primeira medalha no esporte para o País em uma Olimpíada.

“Poucas pessoas acreditavam na maratona aquática. O Santa Cecília desbravou os mares, como o pioneiro, e conseguiu fazer com que este trabalho que começou há anos atrás, através de uma estrela chamada Renata Agondi, se consolidasse com a única medalha brasileira feminina de esportes aquáticos, com Poliana Okimoto, na Rio 2016. E nesta mesma linha o caratê começa uma grande jornada, uma nova trajetória”, afirma Marcelo Teixeira, pró-reitor administrativo da Unisanta.

Marcelo lembra ainda que o caratê será oficializado como esporte olímpico nas próximas Olímpiadas, em Tóquio. “Hoje (neste ano) estamos iniciando o projeto Tóquio 2020, mas ele teve início há quase 40 anos, com uma parceria com o  professor Paulo Bartolo, em 1979, quando iniciou um trabalho nas divisões de base, nas escolinhas, nos jogos universitários”.

Geração de ouro – Para o técnico de caratê da Resistência/Unisanta/Home Life/Fupes, Paulo Bartholo, o grupo, formado por 21 atletas e 3 técnicos, está muito unido em torno dos objetivos. “São campeonatos estaduais e nacionais, jogos regionais, jogos abertos e agora,  com o advento das Olimpíadas,  estamos montando a carreira internacional, com participação na premier league, e principalmente nos campeonatos sul americanos, pan-americanos e mundial.

Bartolo enfatiza ainda que, como boa parte dos atletas são formados ou estão cursando Educação Física, facilita muito o entendimento em relação aos treinamentos. “A formação em educação física de muitos deles facilita demais o entendimento em relação aos treinamentos. Eles conseguem enxergar o que está sendo feito em cada etapa, com bastante clareza. Estamos fazendo uma geração de ouro. Não só resultado no pódio como no acadêmico”.

Equipe – Entre os destaques da equipe está Érica Santos, Bi-campeã Pan-Americana, nove vezes Campeã Brasileira e 13 vezes Campeã Paulista, entre outros títulos. A atleta é ainda integrante da Seleção Paulista e Brasileira de Caratê e segunda colocada do Ranking Nacional na categoria Sênior – 61kg.

Erica embarca nesta quarta (22) para o Campeonato Brasileiro, que acontece de 23 a 26/3, em Pernambuco. A competição será a única seletiva nacional da categoria Sênior, visando os Jogos Pan-Americanos de Caratê, marcados para agosto, na Argentina.

“Para 2017, o objetivo principal está perto. Já na próxima semana acontecerá a seletiva para o campeonato pan-americano, e isso determina muitas coisas durante o ano. As etapas da liga mundial, já que, a partir do próximo ano, começa o ranking para Tóquio 2020. Disputar as etapas da liga mundial será muito importante para nós. Já estive em Paris, em janeiro, disputando a primeira etapa, levando o nome da Unisanta. Estou muito feliz. As expectativas são muito boas, com toda essa equipe que conseguimos formar, todos os parceiros, a Unisanta, a Resistência, a Fupes”.

Erica agrade ainda a Universidade, onde, além de atleta,  é formada há oito anos em Educação Física e faz Pós-Graduação na área. “Desde aquela época, a Unisanta tem um carinho especial com os atletas. Já tínhamos apoio, disputávamos os Jogos da Unisanta para conseguir uma bolsa. A carreira de atleta infelizmente tem prazo de validade, mas depois conseguimos continuar devido a uma boa formação, que temos aqui no Santa Cecília. Estou muito feliz em retornar a Unisanta, para me especializar na minha área. Trabalho com Educação Física e estou aqui para agregar novos conhecimentos. Como dizem, o bom filho à casa torna”, finaliza.

Outra promessa da modalidade é Brenda Padilha (Sub 21 / -67 kg), aluna da 3ª série do Ensino Médio Colégio Santa Cecília, que carrega em seu currículo os títulos de Campeã Mundial escolar; Vice-Campeã  Pan-americana; Campeã Sul-americana; Bicampeã Brasileira; Tetracampeã Paulista. A atleta, que iniciou sua carreira em um projeto social em São Vicente, tem como objetivo os campeonatos, tanto nacionais quanto internacionais, e os Jogos. “Estamos nos preparando muito para esse ano, treinando forte para conseguir bons resultados”.

Brenda lembra ainda que uma das passagens mais marcantes de sua trajetória foi participação no Campeã Mundial Escolar. “Em 2016 aconteceu a seletiva escolar em São Paulo, na qual o vencedor se classificava para o campeonato nacional. E através do nacional, o campeão se classificava para o mundial. Consegui ser campeã estadual e nacional, e conquistei minha vaga no Mundial da Turquia”.

A atleta diz ainda que “a participação não foi só uma questão de competição, porque quando viajamos para o exterior, aprendemos um pouco da cultura local, portanto, sempre saímos com algum aprendizado diferente. Foi uma experiência muito diferente”.

Incentivo e confiança – A Reitora e a presidente da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado e Lucia Maria Teixeira, respectivamente, deixaram mensagens de incentivo à essa equipe promissora.

“Acreditamos em vocês e temos a certeza que esse investimento não é em vão. Vocês serão a primeira equipe brasileira olímpica e independentemente dos resultados já estamos aplaudindo, hoje e sempre”, disse Silvia.

“Queremos que vocês possam estudar, se dedicar ao esporte e ser esse exemplo que vocês são. O objetivo não é a medalha, não é o pódio, e sim a formação completa de vocês. Que o que se faz aqui possa servir como modelo para todos os colégios e faculdades do País”, afirmou Lúcia.

O evento contou também com a presença do secretário adjunto de Esporte de Santos, Paulo Batisti, que lembrou a importância das parcerias público privadas para o desenvolvendo do esporte nacional. “Em nome do prefeito Paulo Alexandre só podemos agradecer. O Dr. Milton Teixeira sempre foi um visionário e nos apoiou. O Poder Público agradece. Não poderíamos fazer nada se não fossem as parcerias público privadas. A Prefeitura agradece de coração tudo o que o Santa Cecília faz pelo esporte e a educação da cidade”.