Na quarta-feira, dia 30 de outubro, a Universidade de Araraquara – Uniara inaugurou sua Workplace, uma sala de estudos e pesquisas moderna, inovadora e com metodologias ativas – com a temática do Google for Education -, disponível para toda a comunidade acadêmica. O espaço está localizado na Biblioteca da unidade I da universidade (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro).

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Uniara, Ricardo Arruda Mauro, conta que, há algum tempo, a instituição está implantando as ferramentas do Google for Education, “que já é um grande sucesso entre os cursos da universidade”. “Treinamos o nosso corpo docente e estamos expandindo esse projeto para toda a Uniara. Aliado a isso e à necessidade de oferecer aos nossos alunos um ambiente de estudo com formato inovador e com metodologias ativas, criamos, dentro da nossa biblioteca central, uma sala chamada Workplace, que é um espaço do Google for Education em que os estudantes terão acesso à internet e realizarão trabalhos e pesquisas”, relata.

Para a gestora pedagógica do Google for Education na Uniara, Mônica Pereira, “é uma alegria participar desse momento importante da instituição, trazendo um ambiente que promove inovação e ‘quebra’ com alguns padrões de espaço e de aprendizagem”. “É uma equipe muito grande trabalhando para que isso aconteça, sou muito grata a todos os envolvidos. Ter a oportunidade de trazer um espaço de convivência como esse, disponível a todos os nossos estudantes e proporcionar para eles um ambiente agradável, flexível e que tenha tecnologia, é bastante gratificante para mim, enquanto pedagoga, pois sabemos que os ambientes físicos contribuem para os processos de aprendizagem e que a configuração do espaço é importante, por isso os móveis, as cores etc, isso tudo influencia”, explica.

“Nesse espaço, trazemos tecnologia por meio dos chromes books. O ambiente da biblioteca é tradicional, com os computadores dispostos de modo individual, quando trazemos essa nova proposta, facilita e proporciona ao nosso aluno um estudo integrado e colaborativo, com os chromes books, que fazem parte da nossa parceria com a Google. Ao longo de todo este ano, trabalhamos com as ferramentas da Google, que estão disponíveis para a educação. A todo o momento, a universidade está muito atenta a esse processo de inovação e a essas novas tecnologias para trazer para seu aluno uma formação que atenda as novas exigências do mercado de trabalho”, completa Mônica.

O gestor de tecnologia do Google for Education na Uniara, João Henrique Gião Borges, vê a Workplace “como uma possibilidade de permitir uma interação muito melhor do que a que existe em qualquer outra sala de aula convencional”. “Fora daquela orientação em fileiras, os alunos ficam mais próximos e mais à vontade, menos compartimentados e limitados dentro de uma baia. O ambiente computacional favorece isso. Então, todas as coisas que eles podem fazer de maneira colaborativa ali, acabam sendo feitas de maneira mais tranquila, porque é um espaço descontraído. É ao mesmo tempo prático e formal, tecnológico e aconchegante. É isso que temos que trazer aos nossos estudantes. Nossos futuros alunos e os que estão aqui hoje não se sentem mais à vontade apenas com aquela coisinha tradicional, o mundo deles é muito diferente. Então, essa é uma maneira de a Uniara se adequar a esse novo perfil de aluno”, finaliza.

Mais informações sobre a Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.