Realizado todo início de semestre, desde 1992, com o intuito de recepcionar os novos alunos da Universidade de Ribeirão Preto e integrá-los à vida universitária, o Programa de Recepção e Integração Calouro-Veterano reúne atividades culturais, acadêmicas, educativas e de responsabilidade social como campanhas de doação de alimentos e roupas e a Campanha de Doação de Sangue, uma parceria com o Hemocentro, que acontece há 11 anos e já arrecadou mais de duas mil bolsas de sangue.

O programa da Unaerp é pioneiro no incentivo às ações solidárias em substituição ao trote, ao estimular ações de respeito à dignidade da pessoa, defesa da solidariedade e engajamento em propostas de resistência a qualquer tipo de violência.

Todos os anos o programa tem eventos institucionais e promoções específicas em cada um dos 18 cursos – Relações Internacionais, Direito, Serviço Social, Administração, Música, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Sistema de Informação, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Civil, Educação Física, Ciências Farmacêuticas, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Psicologia. São eles:

Campanha de itens de higiene e alimentos não perecíveis – doações na entrada principal do campus e Setor de Multiatendimento – de 04/02 a 04/03.
Exposição: Experimentos Visuais Crônicos, do artista plástico Miguel Ângelo – 4/2 a 8/3
Apresentações musicais – Área de Convivência do campus da Unaerp – 04/02 a 22/02 (períodos matutino e noturno)
Palestra: “A construção da vida universitária e a formação profissional”, da professora doutora Sandra Molina – no Teatro Bassano Vaccarini, campus da Unaerp – dia 19/02 às 8h; dia 20/02, às 19h.
Palestra – A construção da vida universitária e a formação profissional, com a professora-doutora Sandra Molina – 19 e 20/2
Palestra – Direito dos Estrangeiros no Brasil: novas perspectivas, com Dra Cynthia Soares Carneiro
– 20/2
Campanha Combate ao consumo de álcool entre os jovens
Campanha de arrecadação de itens de higiene e alimentos não perecíveis
Peça: Filosofia Perenis – 21/2
Campanha Amigos da Doação de Sangue – 26/2
Programação específica de cada curso – de 04/02 a 06/03.