Os calouros e veteranos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) terão a oportunidade de iniciar ou dar continuidade à trajetória universitária participando de ações sociais que contribuem com sua formação como futuros profissionais e principalmente como cidadãos.

Os estudantes serão recebidos com duas importantes campanhas:

Doação de cabelo para o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama

Dias 6 e 7 de fevereiro, das 9h às 12h e das 19h às 21h30, no pátio do Bloco M, haverá corte de cabelo solidário (15cm de corte), com doação para o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama e apoio da Equipe Mãos de Tesoura, além de cabeleireiros voluntários. A ação tem apoio da Associação Pró-Medula. A campanha também é aberta à comunidade, que pode cortar no local ou trazer o cabelo já cortado.

Doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea

Nos meses de férias os bancos de sangue normalmente registram queda do número de doadores. Este quadro se agrava agora, com o temor de contaminação por febre amarela, pois quem for imunizado só pode fazer doação de sangue depois de 30 dias da vacina.

Diante dessa preocupante realidade, a Unisanta recebe calouros e veteranos no início deste ano com a Campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea.

Cadastro para se tornar um possível doador de medula óssea

Quando não há um doador entre os parentes, a solução para o transplante é procurar um doador compatível entre a população regional ou mundial.

O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo e pertence ao Ministério da Saúde. Coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), reúne todos os dados de pessoas dispostas a doar medula óssea para quem precisa de transplante.

Para se cadastrar e se tornar um possível doador de medula óssea é muito simples.

Informe no Hemonúcleo de Santos o seu desejo de se tornar um doador. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (5 ml) do candidato a doador. É necessário apresentar o documento de identidade.

O sangue colhido será analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade.

Seus dados pessoais e o tipo de HLA serão incluídos no REDOME.  Quando houver um paciente com possível compatibilidade, você será consultado para decidir quanto à doação. Por este motivo, é necessário manter os dados sempre atualizados.

O doador irá permanecer no registro até completar 60 anos de idade. A convocação para realizar a doação pode demorar alguns anos ou nem chegar a acontecer.

Uma pessoa pode ser voluntária para a doação de sangue, doação de medula ou de ambos.

Os interessados em doar sangue ou se cadastrar como possível doador de medula óssea devem se dirigir ao Hemonúcleo de Santos, que fica no Hospital Guilherme Álvaro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, ou no último sábado de cada mês. O endereço é Rua Oswaldo Cruz, 197, bem ao lado da Unisanta.