A revista Times Higher Education (THE) publicou esta semana a edição 2014 de seu World Reputation Rankings, que lista as 100 instituições universitárias mais prestigiadas do mundo.

A Universidade de São Paulo (USP) ainda é a única representante da América Latina, apesar de ter caído do grupo 61-70 para o 81-90. Os Estados Unidos lideram com distância do segundo melhor colocado, Reino Unido. São 46 instituições americanas dentre as top 100, três delas ocupando os primeiro, segundo e terceiro lugares – em ordem, Harvard University, Massachusetts Institute of Technology e Stanford University.

A revista acredita que reputação internacional é essencial para o sucesso de uma universidade, pois atrai corpo docente, discente, investimentos privados, colaboradores em pesquisa e representação no mercado altamente competitiva.

Para chegar na classificação geral, foram recolhidos dados de mais de 10 mil acadêmicos que, em média, trabalham há 18 anos com ensino superior. No total são listados 20 países, de 133 nacionalidades consultadas. Os dados foram providenciados pela Thompson Reuters, que tem parceria com o Times Higher Education World Reputation Rankings.

Até 2009 a THE tinha parceria com a Quacquarelli Symonds (QS), e juntos produziam um ranking internacional. Após se separarem, a THE adotou novos métodos e passou a publicar seu próprio ranking. Confira aqui os resultados da lista da QS. Veja também o que gestores de instituições privadas pensam sobre os rankings, neste link.