Durante uma pesquisa do Programa de Mestrado em Educação da Unoeste, a aluna Anelise Lupoli Chamorro buscou compreender a percepção de professores sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta auxiliar no processo do ensino musical infantil. O uso da tecnologia ainda representa um problema, pois o educador tem dificuldade em lidar com novas ferramentas.

A pesquisa teve como instrumento de coleta cinco professores de educação infantil de uma escola pública que participaram de uma entrevista e responderam um questionário de perfil social.

Dividido em três categorias de análise (ensino da música, uso da tecnologia e o uso dos objetos de aprendizagem no ensino da música), o estudo permitiu compreender sobre a preparação dos professores no ensino da música.

Constatou-se que os professores apresentam dificuldades em lecionar música na escola porque não adquiriram conhecimento suficiente da matéria, que as TICs usadas como ferramenta de ensino contribuem para a formação das crianças, mas que os docentes desconheciam qualquer tipo de objeto educacional que possa ser utilizado com os alunos nas aulas e, ao conhecê-lo, por intermédio da oficina, apresentaram dificuldades de incorporá-lo no dia a dia escolar”, pontuou a autora da pesquisa.

Tese de mestrado mostra dificuldades educacionais