*Fábio Reis: Diretor de Inovação e Redes do Semesp

No dia 16 de agosto, acontecerá na FIAP, em São Paulo, o 3º Seminário Futuro do Ensino Superior. A abertura será com o Reitor Hector Escamilla, da Tecmilenio, do México. O evento é uma iniciativa do GT de Inovação do Semesp e conta com o apoio da FIAP e do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito.

A instituição nasceu em 2002 e, em 2012, refez seu planejamento estratégico e a missão institucional. O foco passou a ser preparar as pessoas para que tenham propostas de vida e competências para alcança-las. Nessa perspectiva, no qual cada estudante possa construir seu projeto de vida, está no DNA institucional.

O estudante pode eleger 40% das matérias de seu curso de graduação, conforme o seu propósito de vida. O currículo é flexível e permite que os estudantes da mesma carreira possam navegar por diferentes disciplinas presenciais e online.

A instituição prioriza o bem-estar e a felicidade dos alunos. Há inclusive um instituto responsável por institucionalizar a cultura da felicidade e do bem-estar. A instituição prioriza o engajamento do estudante, sua felicidade e a satisfação com a carreira que escolheu.

Para realizar a missão, a Tecmilenio elegeu três eixos: a) customização da experiência de aprendizado; b) foco no aprendizado mão da massa; c) vivência de experiências positivas e de felicidade.

Para customizar e priorizar o aprendizado na prática, a instituição refez seu modelo acadêmico, especialmente a concepção de currículo. Estabeleceu cooperação com os empregadores e definiu que os projetos de inovação devem ter solidez e impacto.

A Tecmilenino conta com 60 mil estudantes, sendo 60% jovens e 40% adultos. O plano é que, em 2025, a instituição tenha 160 mil estudantes e conte com 60% de adultos e 40% jovens. Há um avanço na oferta de ensino híbrido e nos cursos EAD. Em função de sua expansão, modelo acadêmico e foco na felicidade, a Tecmilenio já foi tema de reportagem da Times Higler Education, da OCDE, das Nações Unidas e do Ranking QS, um dos mais reconhecidos no mundo.

Em um cenário em que é preciso definir e implementar modelos acadêmicos inovadores, não tenho dúvida de que a Tecmilenio pode inspirar as nossas instituições no processo de construção do futuro. Sabemos que conhecer a boas experiências é um caminho para repensarmos processos e projetos.

Faço o convite para que participem do Seminário Futuro do Ensino Superior, as inscrições podem ser feitas no seguinte link: https://www.semesp.org.br/eventos/futuro-ensino-superior/