Ignacio de La Vega destacou que o modelo educacional TEC 21 “permite que o estudante escolha sua carreira e torne seu perfil único”

Ignacio de La Vega, pró-reitor para assuntos acadêmicos, corpo docente e internacionalização do Instituto Tecnológico de Monterrey, no México, abordou o tema “Uma experiência universitária memorável não acontece por acaso”, na qual apresentou o Modelo Educacional TEC 21 da instituição mexicana.

Lembrando que o capitalismo proporcionou um momento de grande prosperidade, inovação e crescimento na história da humanidade, embora não de ausência de conflitos, Ignacio de La Vega destacou que “o progresso é exponencial e a riqueza cresceu da mesma forma, mas um alto percentual da população de países como México e Brasil vivem abaixo da linha de pobreza, o que faz com que nosso desafio seja o capitalismo consciente”. Segundo o palestrante, é importante a adoção pelas empresas de modelos equitativos, que gerem valor para seus acionistas e mantenham sua rentabilidade, mas gerando valor para a sociedade.

Especificamente em relação ao sistema acadêmico, ele afirmou que “para nós, como universidades, a educação não é um modelo de negócio: temos que ter um resultado sustentável, mas temos a responsabilidade, como educadores, de oferecer educação de qualidade e as competências e habilidades necessárias para transformar a realidade econômica e social dos nossos países”. O palestrante deu como exemplo a Coreia do Sul e Cingapura, que apresentam duas das melhores performances no PISA e levaram os dois países a um rápido crescimento econômico. “As prioridades dos países devem ser as prioridades de suas populações, e a educação é uma dessas prioridades”, ressaltou o pró-reitor da Tec. de Monterrey.

Para isso, segundo de La Veja, é preciso conciliar nas instituições de ensino superior inteligência tecnológica, inteligência emocional, inteligência cognitiva e inteligência cultural, para produzir o impacto que a educação provoca no desenvolvimento. “Uma experiência universitária memorável começa por estimular a competência dos alunos a partir da inserção da educação no contexto da realidade, através de modelos inspiradores e flexíveis e professores inspiradores, que lhes permitam aprender a aprender e a desenvolver competências transversais através de diferentes experiências de aprendizagem, para resolver desafios ligados a problemas reais usando a tecnologia”, afirmou.

O palestrante destacou que o modelo educacional TEC 21 “permite que o estudante escolha sua carreira e torne seu perfil único, como graduado, para ser um profissional com mais habilidades para enfrentar os desafios do mundo com sucesso”. Segundo de La Veja o modelo possui três etapas e desde o primeiro semestre o aluno vivencia unidades de treinamento que oferecem desafios com o objetivo de desenvolver competências, conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.

“Durante os primeiros semestres ele irá explorar uma área de estudo para conhecer ou confirmar a sua inclinação para uma determinada carreira. Enquanto isso, adquirirá fundamentos e vivenciará desafios para consolidar esse conhecimento resolvendo desafios relacionados à área em que entrou”, disse.

Dependendo da área de interesse, o estudante poderá escolher seis diferentes áreas de ingresso: Ambiente Construído; Negócios; Direito, Economia e Relações Internacionais; Estudos Criativos; Saúde; e Engenharia. “Nessa fase, o estudante começará a arquivar suas habilidades e a cursar disciplinas de educação geral, e irá interagir com pessoas da sua mesma área, por meio de desafios, conhecerá carreiras relacionadas e confirmará qual carreira escolher de acordo com seus planos, paixões e interesses”, afirmou.

Sílvia Teixeira Penteado, reitora da Unisanta, apresenta homenagem a Valdir Lanza

Homenagem a Valdir Lanza

No final da manhã do primeiro dia do FNESP, o Semesp apresentou uma homenagem a Valdir Lanza, segundo vice-presidente da entidade, falecido em julho em Santos, São Paulo. Subiram ao palco do evento familiares e amigos de Lanza. A homenagem foi apresentada por Sílvia Teixeira Penteado, reitora da Universidade Santa Cecília – Unisanta.