Instituições de Ensino Superior ao redor do mundo reúnem cases onde cloud computing integra propostas de inteligência artificial com produtividade e segurança

Em 2017, a Universidade do Arizona instalou dispositivos de som que interagem com a voz dos estudantes pelo câmpus e dormitórios. Os alunos podiam fazer perguntas e ter respostas, criar lembretes e até realizar pesquisas na internet utilizando recursos de inteligência artificial.

Na Califórnia, na rede de colégios técnicos comunitários denominados Cal Poly, o problema com a retenção de alunos foi solucionado por um poderoso algoritmo. Em três semanas de aula, os gestores conseguem determinar – com 80% de acerto –, quais estudantes vão concluir o curso.

Os dois cases acima reúnem uma ferramenta em comum: recursos disponíveis na nuvem oferecidos pela Amazon Web Service (AWS).

No mercado desde 2006, as soluções em cloud computing são ferramentas eficientes para a transformação digital de uma IES, ressalta o diretor de vendas de Educação, Governo e Organizações da companhia, Paulo Cunha. “É um processo difícil de se concretizar sem a nuvem, porque exige agilidade, qualidade, interação”, cita.

Uma extensão da instituição

Levando em conta a estrutura de computadores de uma IES, além de dispositivos próprios dos alunos, como laptops, tablets e smartphones, Cunha observa os desafios presentes nesse gerenciamento.

“É preciso oferecer um ambiente digital adequado, sem bugs, sem atrasos – a nuvem oferece essa garantia, no momento em que os usuários fazem o login, ele recebe a mensagem completa”, comenta.

E esse vínculo pode ser tanto em sala de aula, na biblioteca, em casa, nas opções de EAD (que podem ocupar até 40% da graduação) ou ensino híbrido. “Você estende a universidade para o aluno”, reforça o diretor.

Tendo a AWS como estrutura na nuvem, o gestor ainda pode aplicar um portfólio de serviços como ambiente de trabalho sob medida, inteligência artificial, machine learning, big data, analytics, bases de dados diversas, entre outros.

Cunha cita, ainda, a vantagem da escalabilidade: “a solução atende com a mesma qualidade unidades com proporções diferentes, mesmo quem utiliza para 500 mil alunos, se for necessária uma redução pontual, ele vai pagar pelo que estiver utilizando, o que gera economia com o custo de propriedade dos servidores”, exemplifica.