Crédito: Mariana Tavares

Graças a um projeto de pesquisa desenvolvido por um aluno do curso de Ciência da Computação da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), um novo software poderá contribuir no combate à pornografia infantil.

O trabalho é desenvolvido pelo aluno Guilherme Sekine, com orientação do professor doutor Danillo Roberto Pereira, e é capaz de identificar a origem de fotografias, colaborando para facilitar as investigações de casos de pedofilia na internet.

O docente explica que o software consegue identificar se a imagem foi produzida pela câmera digital encontrada na posse do suspeito. “Outra resposta que nosso método permite é a comparação da imagem de pedofilia com, por exemplo, um conjunto de imagens da rede social do indiciado, analisando se essas imagens foram geradas pelo mesmo dispositivo”. Pereira revela que o processo se assemelha a um exame de balística, porém, ao invés de arma e projétil, são utilizadas câmera e imagem digital.

O projeto deve ser finalizado em 45 dias e nos últimos testes atingiu 95% de acertos, utilizado duas bases de dados, sendo uma elaborada pelos pesquisadores e outra de domínio público. Atualmente existem outros softwares de investigação, mas que apresentam alta complexidade para a implementação.