Jose Maximiliano Gómez, vice-ministro de educação da Colômbia. compartilhou a experiência da Colômbia com a autoavaliação das IES

Uma das bandeiras do setor do ensino superior privado, a questão da autoavaliação é também um dos pilares do Semesp para 2022, tendo o tema dado o pontapé na agenda de eventos da entidade em 2022. Com o intuito de compartilhar informações sobre o bem-sucedido modelo de autoavaliação da Colômbia, o Semesp realizou nesta quarta (9) o webinar Sistema de Avaliação das IES da Colômbia – Valorizando a Autoavaliação, que contou com a participação de Jose Maximiliano Gómez, vice-ministro de educação da Colômbia.

O diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, abriu o evento fazendo menção ao projeto-piloto da entidade, que está sendo implantado em 11 instituições de ensino superior de várias regiões do país, representando a diversidade do sistema em termos de porte, organização acadêmica e localização geográfica. “Nosso objetivo com o projeto-piloto é valorizar a autoavaliação institucional”, explicou Capelato. “Para isso, estamos tendo uma série de reuniões com as IES participantes para elaborar um documento com os quesitos e indicadores desse processo que deve ter início em abril”, afirmou.

Saiba mais sobre o Projeto de Autoavaliação Institucional para o Ensino Superior

Em seguida, o vice-ministro de educação da Colômbia, Jose Maximiliano Gómez, agradeceu o convite e se colocou a disposição para compartilhar informações e experiências do processo de autoavaliação no país que possam servir de modelo e referência para o projeto-piloto que está sendo desenvolvido pelo Semesp em parceria com as IES.

“É preciso que as IES entendam que o objetivo principal do processo de autoavaliação é o desenvolvimento da qualidade do sistema de ensino superior, transformando e fortalecendo os processos de aprendizagem”, defendeu o vice-ministro. “Saímos de uma avaliação que privilegiava capacidades e processos das IES para um modelo que foca nos resultados da aprendizagem”, complementou.

Jose Maximiliano Gómez destacou em sua palestra o funcionamento do sistema de autoavaliação da Colômbia, explicando o papel de cada um dos atores do processo, dos órgãos governamentais às próprias instituições de ensino e entidades, com etapas referentes a informações, avaliação, fomento, inspeção e vigilância.

Segundo ele, o governo tem uma função de facilitar as ferramentas do processo, mas o mecanismo para desenvolver capacidades técnicas e tecnológicas é de responsabilidade das próprias IES. “É fundamental, por exemplo, que as IES se comprometam com o desenvolvimento de suas capacidades e participem continuamente da construção das legislações referentes ao ensino superior”, destacou citando também as metas referentes ao futuro da educação superior na Colômbia e os desafios que o processo de autoavaliação siga sendo bem-sucedido.

O webinar estará disponível na íntegra em breve