Fonte: Correio Popular

Empresas de grande porte do setor industrial e financeiro têm criado universidades corporativas com o objetivo de oferecer formação especializada para seus colaboradores. Ao notar a carência crônica de cursos de formação e capacitação de pessoas que atuam no setor educacional, caracterizado por um emaranhado de normas, regras e regulamentações emanadas do sistema de ensino brasileiro regido pelo Ministério da Educação (MEC), o Semesp lançou em agosto a Universidade Corporativa Semesp.

Os primeiros três cursos começaram no início deste mês direcionados à qualificação de profissionais do Ensino Superior, tanto a nível operacional como gerencial.

Segundo o coordenador da iniciativa, Mareio Sanches, para criar os cursos foi feita uma pesquisa junto aos mantenedores de Instituições de Ensino Superior (1ES), identificando suas necessidades em relação às melhores práticas acadêmicas e de gestão. “Os três primeiros cursos foram estruturados para atender a demanda das próprias IES, para que se tornem cada vez mais competitivas, e reunirão profissionais de renome no mercado, que contarão suas próprias experiências e casos de sucesso”, diz Sanches. Segundo o coordenador, “quanto mais os profissionais forem sendo capacitados, maior será o horizonte de carreira em diversas áreas da Educação Superior.”

Ele frisa que o setor de educação vem sendo cada vez mais regulamentado por meio de normas, regras e legislações específicas controladas pelo Estado. É também um setor que recebe cada vez mais investimentos, mas, paradoxalmente, é pouco profissionalizado.

O profissional muitas vezes entra numa instituição para lecionar e acaba assumindo a coordenação, depois uma direção e assim por diante, e a maioria assume as funções de forma artesanal. Sem formação técnica para gerir esse setor, ele acaba aprendendo no próprio trabalho”, explica.