O projeto que tramita no Congresso para a criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes), e que vai substituir o Inep no papel de regular as instituições de ensino superior, entrou emergencialmente na pauta de discussões do Fnesp, na manhã desta quinta-feira (20). Gestores educacionais questionam a efetiva funcionalidade do novo órgão para melhoria do sistema de avaliação do ensino superior.

A diretora de avaliação da Kroton, Gislaine Moreno, reforçou a disposição do setor em contribuir para a melhoria dos processos de avaliaçã0 e regulação do ensino superior, convocando os representantes das instituições particulares a participarem efetivamente da construção do projeto. Ela reforçou a opinião de gestores que prezam pela qualidade da educação superior oferecida e sabem da necessidade de constituir mecanismos efecientes para a avaliação das instituições.

A complexa redação do documento, que se atém principalmente para disciplinar a criação de novos cargos, é uma das principais críticas à constituição do Insaes. “A falta de clareza no documento que cria o Insaes deixa as instituições inseguras com relação ao propósito da nova autarquia”, apontou Gislaine.

‘Dêem voz e ouvidos àqueles que representam o maior número de alunos no enisno superior’, apelou a diretora.