Interação e muitas dúvidas esclarecidas marcaram o Seminário Novo Fies – Novas Regras, Operacionalização e Sistema, realizado pelo Semesp, nesta segunda-feira, dia 27, na sede da entidade. Foi um encontro entre representantes da Caixa Econômica Federal – CEF, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, Ministério da Educação – MEC e mantenedores. O objetivo foi discutir as mudanças do Fies, mostrando as perspectivas e o papel de cada um neste momento.

No novo modelo do Fies, a CEF será o único agente público federal no Programa, na qualidade de Agente Operador, Agente Financeiro e Gestor do Fundo. Como Agente Operador o banco vai fazer a gestão do Programa, apurar e controlar o repasse financeiro do Novo FIES, além de fazer o relacionamento com Mantenedoras, Instituições de Ensino Superior – IES, FNDE e MEC. Já como Agente Financeiro, ela passa a ser o único agente financeiro, isso é, vai cuidar de contratações e aditamento do financiamento estudantil e fazer a gestão e controle de pagamentos, cobrança, repasse da Coparticipação às Instituições de Ensino e seguradoras. Por fim, o papel de Gestor do Fundo garantidor, a Caixa vai fazer a gestão financeira do FG-FIES, gestão de ativos, controle e integração de cotas, realizar cobrança e honrar as garantias.

Para Rogério Saab, superintendente nacional de benefícios sociais da Caixa, o desafio foi construir em um curto período todas as bases, principalmente as de tecnologia. “Muitas  adaptações foram feitas com o processo em andamento. Agora estamos priorizando algumas ações como, por exemplo, a abertura do período de recompra que abriu dia 24 e acaba amanhã, dia 28”. Segundo Saab, o processo de Recompra era uma demanda muito grande das mantenedoras. Ele ainda reconheceu que este processo de mudança está só no começo e tem muita coisa para fazer. “O processo de construção ainda está em andamento e sabemos que tem muita coisa para ser melhorada” finaliza.

Durante o seminário, Yves Dumaresq Sobral, coordenação geral de concessão e controle do financiamento estudantil – CGFIN / FNDE, também enfatizou que no sistema antigo, muitos alunos confundiam o financiamento com bolsa estudantil, e, isso refletia muito na inadimplência do aluno.

Sobre o encontro, Edson de Jesus Jinkings Junior, gerente de clientes e negócios da Caixa, disse que o evento promovido pelo Semesp, proporciona um diálogo direto entre todos os envolvidos no processo de criação e os mantenedores. “Este contato é muito importante porque aprendemos muito com eles, com isso, podemos trazer inovações e melhorias de processos para o Fies”.

Já para Vicente de Paula Almeida Jr, diretor de políticas e programas de Educação Superior SESU/MEC, o seminário conseguiu agregar um conjunto de Instituições de Ensino Superior – IES para discutir sobre qualquer aspecto do novo modelo do Fies. “É uma aproximação maior do público alvo. Conseguimos mostrar um modelo sustentável do ponto de vista financeiro, tanto para as entidades quanto para o estudante, transparência nos processos de adesão e também do processo seletivo para o estudante, com regras claras, sistema de fácil manuseio, de modo que o estudante tenha condições de fazer as suas escolhas e saber exatamente o tipo de financiamento que está contratando”, finaliza.

O Seminário foi transmitido ao vivo e Alexandre Habib Mori, gerente de Programas de Financiamento do Semesp, foi o mediador. Os associados que quiserem tirar dúvidas ou saberem mais sobre o assunto, poderão entrar em contato através do email [email protected].