Seminário Tecnologia Educacional

César Fava, do Grupo de TI do Semesp, na abertura do seminário

O Semesp realizou nesta terça, 6 de novembro, a 10ª edição do Seminário Tecnologia Educacional, evento anual que discute temas relacionados ao universo de TI das IES. Com o tema “Os Desafios do Gestor de TI na IES 4.0”, o seminário desse ano apontou caminhos para que a área passe a ser vista de forma estratégica e não mais apenas como uma ferramenta de suporte operacional.

O seminário foi desenhado a partir da visita do Grupo de TI do Semesp a algumas IES, o que levantou algumas questões sobre quais os desafios que a área enfrenta dentro das próprias instituições e o cenário tecnológico das IES.

“Quais os desafios e as oportunidades que as IES irão enfrentar no futuro? E qual a importância que as áreas de TI têm perante essas mudanças? O que muda no papel das IES com os avanços tecnológicos?”, perguntou César Fava, do Grupo de TI do Semesp na abertura do seminário.

Inovação pedagógica é discutida em seminário de Tecnologia Educacional

Em seguida, duas IES com perfis diferentes de áreas de TI apresentaram suas infraestruturas para os presentes, a UNIFEOB, localizada em São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, e a ENIAC, com sede em Guarulhos.

Seminário Tecnologia Educacional

Com mais de 50 anos de mercado e mais de cinco mil alunos, a UNIFEOB apresentou sua TI no seminário

UNIFEOB e a integração entre os sistemas

Com mais de 50 anos de mercado e mais de cinco mil alunos, a UNIFEOB compra todas as suas ferramentas tecnológicas no mercado. A opção por buscar plataformas de fora para atender suas demandas internas foi uma mudança estratégica para que a área de TI pudesse focar na integração dos sistemas e agilização dos processos tecnológicos.

“Paramos de produzir coisas grandes para focar em integração”, contou Wellington Silva, coordenador de TI da UNIFEOB. “Optamos por contratar grandes sistemas de parceiros que agregam valor à nossa IES e deixam assim o ensino mais dinâmico para a atração de mais alunos”, relevou.

A mudança possibilitou também que a IES migrasse parte de suas informações para nuvens, proporcionando acessibilidade, agilidade e escala, além de dispensar uma estrutura antes pesada. De acordo com Wellington, o direcionamento para a escolha das ferramentas sempre segue os mesmos parâmetros: integração, eficiência, estratégia e economia.

Com uma equipe de 13 colaboradores, a área de TI da UNIFEOB é vista de forma estratégica pela liderança da IES, tornando-a parte importante do negócio. “Nossa TI está envolvida com todas as áreas e soluções da UNIFEOB”, explicou Wellington. “Isso acontece porque as decisões precisam ser rápidas e todas as informações devem estar à palma da mão dos gestores graças à integração dos sistemas”.

A partir dessa visão, a área prioriza ações sustentáveis e que buscam melhorias de processos, como o atendimento aos alunos e a desburocratização de tarefas, por exemplo.

Seminário Tecnologia Educacional

Elio Alves, diretor de TI da ENIAC, durante o seminário de Tecnologia Educacional

ENIAC e a experiência dos usuários

Diferente da UNIFEOB, a ENIAC aposta em um sistema de gestão educacional próprio, desenvolvido “dentro de casa”. Com pouco mais de 30 anos de experiência, atualmente a IES atende mais de 10 mil alunos e possui mais de 50 polos de EAD espalhados pelo Brasil.

Segundo Elio Alves, diretor de TI da IES, o principal motivo dessa estratégia partiu de uma defasagem do próprio mercado. “Estávamos um passo a frente dele e apanhamos muito, então tivemos que criar nossas próprias soluções”, afirmou.

“Nossa visão de TI é a de uma instituição de tecnologia. Sabemos como funcionam softwares de educação e desenvolvemos um sistema de gestão escolar que acompanha todos os alunos desde o momento em que ele é candidato até sair da instituição com um diploma”, disse Elio.

Outro desafio descrito foi descobrir como entregar a tecnologia e as ferramentas necessárias para que o ENIAC trabalhasse diante das mudanças da transição da Educação 3.0 para 4.0, tanto do ponto de vista acadêmico quanto gerencial.

Do ponto de vista acadêmico, a IES privilegiou a experiência do usuário em toda sua jornada na entidade. Já na questão gerencial, o principal desafio foi criar um sistema que atendesse áreas com interesses conflitantes (Secretaria, Financeiro, Marketing, Captação etc.).

3ª Pesquisa de Tecnologia Educacional

Durante o seminário, foram apresentados também os resultados da 3ª Pesquisa de Tecnologia Educacional, cujo objetivo é fazer um diagnóstico sobre a utilização de recursos tecnológicos em IES dos mais diferentes portes. Confira os resultados da pesquisa aqui.