86518_2273_site

 

A fim de aproximar a teoria da prática, estabelecendo um diálogo mais próximo entre jornalistas e pesquisadores, ocorre nos dias 9 e 10 de setembro de 2013, em São Paulo, o 1º Seminário Internacional de Educação, Jornalismo e Comunicação. O evento, organizado pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) em parceria com as revistas Educação e Negócios da Comunicação, da Editora Segmento, ainda vai refletir sobre a cobertura da educação realizada pela imprensa brasileira e internacional e abordar aspectos educacionais, econômicos e constitucionais que possam preparar com respaldo o jornalista para uma apuração completa e densa.

Para o público acadêmico é uma oportunidade de estar entre outros pesquisadores que encontram na educação e educomunicação um amplo espaço de possibilidades e melhorias. Já para os jornalistas inseridos no cotidiano das redações, a chance de conhecer as novidades do universo acadêmico impulsionam uma ampla gama de pautas.

Graduandos e pós-graduandos nas áreas de comunicação, educação, economia, direito, entre outras áreas afins, poderão inscrever trabalhos individuais ou coletivos, que serão selecionados para apresentação no dia do evento. Os trabalhos devem estar incluídos em alguma das categorias temáticas propostas: cobertura jornalística e educação; jornalismo, políticas públicas, economia e educação; jornalismo, direito e educação; e educação, comunicação e tecnologia. O prazo para a inscrição dos trabalhos já está encerrado.

Programação do seminário

O painel 1, “Cobertura jornalística e linhas editoriais sobre educação na América Latina”, contará com a presença de Ricardo Braginski, do jornal El Clarín, da Argentina, e de Antônio Góis, de O Globo, do Rio de Janeiro. O debate será mediado por Rubem Barros, diretor editorial da Editora Segmento. Já o painel 2, “Contribuições e desafios derivados da presença do olhar econômico na educação”, terá a participação de Natália Daporta, do jornal ABC Color, do Paraguai, e dos jornalistas brasileiros Luciano Máximo, do Valor Econômico, de Fábio Takahashi, da Folha de S.Paulo, com mediação de Juliana Holanda, editora da revista Educação.

O painel 3, “Direito e judicialização da educação”, será formado por Carlos Roberto Jamil Cury, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Antonio Jorge Pereira Júnior, autor de Direitos da criança e do adolescente em face da TV e vencedor do prêmio Jabuti na categoria direito; além de Paulo Saldaña, jornalista de O Estado de S. Paulo. A discussão será mediada por Denise Drechsel, da Gazeta do Povo, do Paraná. O colunista da revista Educação Sérgio Rizzo também participará do evento, dentro do painel 4, “Comunicação, educação e tecnologia”, mediado pelo editor da revista Negócios da Comunicação, Eugênio Araújo.

A programação também pode ser acessada no site do IICS.

 

Serviço:

I Seminário Internacional de Educação, Jornalismo e Comunicação
Chamada para trabalhos até 22 de julho
Data: Dias 9 e 10 de setembro de 2013, das 8h às 19h
Local: Auditório do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS)
Rua Maestro Cardim, 370 – Bela Vista, São Paulo – SP
Informações: www.iics.edu.br (seção “Comunicação”) ou www.revistaeducacao.com.br