Rodrigo Capelato no Seminário FINEP

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, durante abertura do Seminário Ação de Fomento à Inovação em Educação – FINEP

Representantes de diversas IES estiveram presentes nesta quarta-feira, 28, no Semesp, para o Seminário Ação de Fomento à Inovação em Educação – FINEP, que teve como objetivo apresentar a nova linha de crédito de apoio à inovação para o ensino superior, criaao recentemente pelo Governo Federal, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

“Em um momento de grande competitividade, crise econômica e do financiamento estudantil, a linha de crédito FINEP Educação é uma grande oportunidade para as IES que veem na inovação um caminho para agregar valor aos estudantes e sobreviver diante das adversidades”, disse o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, na abertura do evento.

Segundo Capelato, o mundo da educação está se mexendo em relação à questão da inovação. “Transformação da gestão acadêmica e implantação de modelos pedagógicos disruptivos, metodologias ativas, projetos integradores e mudanças curriculares são grandes apostas para as IES se diferenciarem”, completou.

O secretario executivo do Ministério da Educação, Henrique Sartori, disse, em vídeo, que a linha de crédito FINEP Educação é uma oportunidade inédita direcionada ao aprimoramento da qualidade da educação superior. “Esse é um projeto de fluxo contínuo que chega no momento em que as discussões sobre inovação na educação são latentes”, afirmou. “O FINEP Educação é uma linha de crédito robusta para que as IES fortaleçam seus ambientes institucionais”.

Confira o depoimento em vídeo do Henrique Sartori na íntegra

Seminário Ação de Fomento à Inovação em Educação – FINEP

Analistas da FINEP explicam sobre a nova linha de crédito FINEP Educação

FINEP Educação

Durante o seminário, dois analistas de projetos da FINEP apresentaram as principais questões referentes ao FINEP Educação, linha de crédito reembolsável que deve liberar R$ 500 milhões como subsídios para que as IES desenvolvam projetos inovadores e integrados.

As IES podem cadastrar projetos em quatro linhas: Personalização do ensino; Metodologias ativas de ensino; Recursos educacionais digitais para ensino-aprendizagem; e Ambientes, estratégias e processos promotores de inovação.

Os projetos devem ter valor mínimo de R$ 3 milhões. Eles serão avaliados a partir de critérios como inovação de produtos e processos. Entre os benefícios da linha de crédito estão condições especiais como: diminuição na taxa anual do financiamento, prazo de carência que pode chegar a 48 meses e total de amortização de 12 anos, além de 100% de participação da FINEP no projeto.

O cadastro dos projetos deve ser realizado no seguinte endereço eletrônico: https://financiamento.finep.gov.br.