João Otávio Bastos Junqueira, diretor de Relações Institucionais do Semesp; Carolina Salguero, chefe de inovação do programa de financiamento Quiero Estudiar; e Roberto Zarama, idealizador do programa Quiero Estudiar.

O diretor de Relações Institucionais do Semesp, João Otávio Bastos Junqueira, está nesta semana em Bogotá, na Colômbia, para uma visita técnica na Universidade de Los Andes com objetivo de saber mais sobre o programa de financiamento Quiero Estudiar, referência entre as instituições de ensino superior naquele país. Durante a tarde de ontem, terça-feira (10), o diretor do Semesp teve a oportunidade de participar de uma reunião exclusiva com Roberto Zarama, professor e idealizador do Quiero Estudiar, para discutir propostas com o intuito de possibilitar às IES associadas ao Semesp novas estratégias de financiamento estudantil no Brasil.

Direcionado a estudantes de qualquer região da Colômbia, o programa Quiero Estudiar oferece financiamento de até 95% da mensalidade semestral em todas as opções de curso da Universidade de Los Andes. Ao concluir a graduação, o estudante concorda em devolver 20% de sua renda atual pelo dobro do tempo em que desfrutou do benefício.

“Além de ser um apoio econômico, o programa Quiero Estudiar também é uma forma da IES valorizar o jovem estudante, uma vez que possibilita a ele uma excelente oportunidade de concluir a graduação, comprometendo-se com a condição financeira do profissional recém-formado e, principalmente, protegendo-o contra possíveis variações de salário e/ou períodos de desemprego. A proposta reforça não só a relação entre a instituição e o aluno, mas também humaniza o processo de financiamento”, analisa João Otávio Bastos Junqueira.