O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresentou nessa quarta-feira (7), um panorama do ensino superior completo e atualizado das Regiões Administrativas de São José do Rio Preto, Presidente Prudente , Barretos e Araçatuba durante a 13ª edição das Jornadas Regionais que aconteceu no Faria Lima Flat, em Rio Preto.

Segundo pesquisa da Assessoria Econômica do sindicato, as matrículas em cursos presenciais na rede privada em São José do Rio Preto caíram 5% em 2015 . Em Presidente Prudente, houve um crescimento de 0,1% nas matrículas dos cursos presenciais da rede privada. Já em Araçatuba houve queda de 2,8% nas matrículas de cursos presenciais do setor privado . Por fim, em Barretos, teve uma queda de 2,2%.

No levantamento dos ingressantes, em Rio Preto houve uma queda de 13,2% na rede privada. Em Presidente Prudente, a queda chegou a 7,9% no setor privado . Em Araçatuba houve um declínio de 20,4% de ingressantes na rede privada. Já em Barretos, a queda de ingressantes no setor privado ficou em 15,1%. “A queda na taxa de matrículas e ingressantes mostra o reflexo da crise econômica no país e, além disso, que sem Políticas Públicas não há estímulo de crescimento do ensino superior, independentemente de quem ofereça vagas, se a rede pública ou privada”, disse Capelato.

O estudo levantou ainda os cinco cursos presenciais mais procurados na rede privada de São José do Rio Preto: Direito, Engenharia Civil, Administração, Pedagogia e Arquitetura e Urbanismo. Em Presidente Prudente os mais solicitados são: Direito, Administração, Pedagogia, Medicina e Engenharia Civil. Em Araçatuba, entre os cursos mais procurados estão: Direito, Pedagogia, Administração, Engenharia Civil e Ciência Contábeis. Em Barretos os mais solicitados são: Direito, Administração, Engenharia Civil, Pedagogia e Engenharia de Produção.

EaD

Ainda segundo o levantamento, as matrículas na rede privada de Educação a Distância em São José do Rio Preto registraram aumento de 0,5%. Em Presidente Prudente, o crescimento chegou a 13,3% . Em Araçatuba, ao contrário, a queda de matrículas na modalidade chegou a 21% . Em Barretos, houve descréscimo de 6,3% .

O número de ingressantes na rede privada em Rio Preto teve um crescimento de 5,7% . Em Presidente Prudente, no entanto, a queda de ingressantes no setor privado chegou a 34%. Em Araçatuba, a queda de ingressantes foi maior ainda, de 39%. Por fim, em Barretos a queda teve o mesmo índice de Araçatuba: 39%.

“A graduação em EaD tem muito a crescer, porque o público que frequenta a modalidade atinge a faixa etária dos 25 aos 44 anos, e só nessa faixa etário temos hoje 20 milhões de brasileiros que ainda não ingressaram no ensino superior. No entanto, o mercado de EaD está muito concentrado em poucos players e modelos. O MEC pretende lançar em breve um novo decreto (Nº 5773) para a legislação do EAD que pode mudar esse quadro, já que hoje a evasão atinge mais de mais de 34% ao ano no país  na rede privada. Temos de criar novos modelos, mais hídridos”, disse Capelato.

Entre os cursos mais procurados na rede privada em Rio Preto estão: Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Empreendedorismo e Gestão de Pessoal/Recursos Humanos. Em Presidente Prudente os cursos mais requisitados são: Pedagogia, Administração, Serviço Social, Gestão de Pessoal/Recursos Humanos e Empreendedorismo. Em Araçatuba entre os cursos mais procurados estão: Pedagogia, Administração, Serviço Social, Ciências Contábeis e Gestão de Pessoal/Recursos Humanos. Em Barretos, os mais solicitados são: Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social e Gestão de Pessoal/Recursos Humanos.

Graduação tecnológica

Capelato falou também da graduação tecnológica. “Nos países desenvolvidos, a grande inclusão no ensino superior se dá por meio dos cursos técnicos. Nos EUA, 50% dos jovens da Classe C frequentam cursos tecnológicos e na Alemanha mais de 70% estão nessa modalidade. Infelizmente no Brasil esses cursos de menor duração e focados na profissionalização, que se encaixam no perfil desses jovens, vem caindo a procura (5,8% de 2014 para 2015), porque a graduação tecnológica no Brasil é extremamente desvalorizada.

 Segundo levantamento em Rio Preto houve uma queda na graduação tecnológica de 23,4% nas matrículas da rede privada. Em Presidente Prudente, ao contrário, houve um crescimento das matrículas nessa modalidade na rede privada. Em Araçatuba também houve crescimento de 12,1% . Já em Barretos, o crescimento chegou a 12,6%.

Entre os cursos de graduação tecnológica mais procurados em Rio Preto no setor privado estão: Estética e Cosmética, Gestão de Pessoal/Recursos Humanos, Tecnologia de Radiologia, Gastronomia e Design. Em Presidente Prudente os mais solicitados são: Estética e Cosmética, Tecnologia de Radiologia, Gastronomia, Empreendedorismo e Tecnologia em Agronegócio. Em Araçatuba os cursos mais procurados são: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Pessoal/Recursos Humanos, Gastronomia e Desenho de Moda. Por fim, em Barretos os cursos mais requisitados são: Estética e Cosmética, Design, Tecnologia em Açúcar e Álcool e Automação Industrial.

Assista ao vídeo gravado pelos diretores Fábio Reis e Rodrigo Capelato destacando os pontos altos do evento:

A próxima e última edição das 13ª Jornadas Regionais acontecerá em Sorocaba, no próximo 21 de junho. Inscreva-se!