Na última semana, o Semesp participou de mais uma reunião junto aos demais representantes do setor de prestação de serviços, para discutir os impactos negativos da reforma do PIS/Cofins, no SEAC-SP.

Já há alguns meses, o governo tem estudado aumentar as alíquotas do PIS/Cofins para o setor de serviços e, caso isso aconteça, vai gerar um aumento de 6% no custo para as instituições de ensino e outras empresas do setor.

Raquel Carmona, Gerente do Departamento Jurídico, representou o Semesp neste encontro que também serviu como forma de mobilização contra o aumento desse imposto.

Na avaliação realizada pelo Semesp, o ato governamental deverá provocar um reajuste nas mensalidades da ordem de 6,17%, o que preocupa as instituições de ensino superior uma vez que, devido à relação preço-demanda das IES, o aumento deve representar uma queda de 13% na procura por cursos.

Para compensar essa queda, as instituições teriam que reduzir os gastos com folha de pagamento em torno de 26%, em média, ou seja, a medida acabará resultando em um volume significativo de demissões no setor. Fora isso, o grande prejudicado também será o aluno que terá que arcar com o aumento nas mensalidades.