O Semesp realizou nesta terça-feira, 25, o terceiro episódio da série de webinares Marketing na captação e retenção durante e pós-pandemia, com objetivo de melhor direcionar as IES em relação à questão do marketing educacional durante a pandemia, situação atípica que mudou as rotinas do ensino superior. No terceiro episódio, o vice-presidente de Marketing e Ambientes Digitais da TECNISA,  Romeo Deon Busarello, falou um pouco sobre o atual cenário digital que tem influenciado o marketing de empresas de diferentes setores, inclusive, instituições de ensino superior.

Para Busarello, é importante que as empresas adotem uma alma digital, entendendo que existem várias estratégias do marketing digital que funcionam para os mais diferentes setores. “As empresas, e isso inclui as instituições de ensino, têm várias armas digitais à disposição, contas em redes sociais, por exemplo, mas seus gestores e executivos não têm uma alma digital”, sentenciou ele durante o webinar. “É preciso incorporar atividades, costumes e hábitos digitais porque os espaços físicos estão perdendo a relevância. E a pandemia está potencializando esse processo”, decretou.

Webinar discute estratégias de captação e retenção de alunos

Em um cenário onde as escolas viraram empresas e as empresas se transformaram em escolas, Busarello defendeu que, se os executivos e os gestores não adotarem essa alma digital, suas empresas ficarão fora do jogo. “O mundo hoje é diferente, os consumidores e os profissionais não aceitam mais determinadas atitudes. Em uma sociedade que muda constantemente, é preciso que se faça um exercício de humildade porque o que conta hoje são as competências e não mais os diplomas”, afirmou. “Os profissionais querem trabalhar em locais que são ambientes colaborativos com chefes inspiradores onde eles podem se desenvolver. Os talentos não querem trabalhar em empresas obsoletas que não se adaptam à essa nova realidade”.

“O mundo não vai de adaptar às empresas, são as empresas que precisam se adaptar aos novos tempos”, pontuou Busarello. Para ele, no caso das instituições de ensino, é preciso que ocorra uma mudança de mindset e transformação na formação de times que demandam outras competências de liderança. Profissionais como gerentes e coordenadores de marketing estão perdendo o valor. “A nova religião do marketing é o dataísmo, porque tudo é explicado por meio de dados. As IES podem usar os dados dos alunos para capturar clientes e desenvolver estratégias de comunicação específicas, sair do mundo da intuição e entrar no do intimidade. É importante usar esses dados e estatísticas não apenas para apoio, mas como forma de iluminação das decisões”.

A apresentação de Romeo Deon Busarello está disponível na íntegra para associados

De acordo com Busarello, as empresas são viciadas naquilo que elas sabem ganhar dinheiro, mas mudança se faz com mudança. “A curva de esquecimento é mais importante do que a curva do aprendizado, o importante é jogar ideias velhas fora”, avaliou afirmando que isso é ainda mais evidente no âmbito da educação, que faz parte da nossa cesta básica de sobrevivência.

A série de webinares Marketing na captação e retenção durante e pós-pandemia terá continuidade nos próximos dias primeiro e 11 de setembro. Em breve, mais informações aqui.