Comitiva do Semesp em reunião com a Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep, em Brasília, nesta terça (11)

Nesta segunda e terça, 10 e 11 de abril, uma comitiva do Semesp participou de reuniões importantes em Brasília com o Conselho Nacional de Educação e com a Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep, ambos ligados ao Ministério da Educação.

Participaram das reuniões a presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, o diretor-executivo da entidade, Rodrigo Capelato, o diretor Jurídico, José Roberto Covac, e o diretor de Inovação e Redes, Fábio Reis, além de Paulo Nogas da PUC-PR, coordenador-técnico do projeto de autoavaliação do Semesp, e Siomara Brandão Basto, do Centro Universitário FAESA, IES integrante do projeto.

Na segunda-feira, o compromisso da comitiva do Semesp foi no CNE. Na audiência, o Semesp apresentou o projeto-piloto de uma de suas principais bandeiras atuais, a autoavaliação institucional. O projeto, já em processo de implantação em 38 instituições de ensino superior, tem como objetivo de deslocar a responsabilidade de mensurar o desempenho das IES das autoridades governamentais para as próprias instituições, o que levaria em consideração uma série de características e fatores relacionados à diversidade do sistema de ensino que não entra na forma como a avaliação é feita nos dias de hoje. A apresentação foi feita para o presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Alysson Massote Carvalho, e para o presidente do CNE, Luiz Roberto Liza Curi.

Na terça, a reunião foi com a Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep, também com o objetivo de apresentar o projeto-piloto de autoavaliação institucional desenvolvido pelo Semesp. Participaram da reunião o diretor de Avaliação da Educação Superior, Ulysses Tavares Teixeira; o coordenador-geral de Avaliação in loco, Rogério Dentello; o coordenador-geral de Elaboração de Exames da Educação Superior, Patricio Pereira Marinho; e a coordenadora-geral de Gestão de Exames e Indicadores da Educação Superior, Suzi Mesquita Vargas.