Lúcia Teixeira, presidente do Semesp, ao lado de Francesc Pedró, diretor UNESCO-IESALC e de Rui Opormann, representante do governo brasileiro na reunião 

Nesta quarta e quinta, 22 e 23 de março, a presidente do Semesp, Profa. Lúcia Teixeira, representou a entidade durante reunião preparatória da Conferência Regional de Educação Superior (CRES+5), que será realizada em outubro na cidade de Córdoba, na Argentina. A reunião também contou com a presença do diretor de Inovação e Redes do Semesp, Fábio Reis.

A reunião discutiu quais serão os principais temas guias do evento: o papel estratégico do ensino superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe; diversidade cultural e interculturalidade; internacionalização e integração; educação superior frente aos desafios sociais; pesquisa científica e tecnológica e inovação; formação de professores.

Durante a reunião, Lúcia Teixeira falou sobre inclusão e diversidade no ensino superior da América Latina e lembrou que a educação tem sido impactada por diversos desafios sem precedentes. “Precisamos aumentar o acesso à educação superior tanto no Brasil como na América Latina e Caribe”, defendeu. “No Brasil, a taxa de escolarização líquida no ensino superior é de apenas 17,8 %, bem abaixo da meta 12 de nosso Plano Nacional de Educação, 33% até 2024”, disse.

Segunda ela, uma das razões dessa taxa aquém do desejado é a questão da falta de políticas públicas de financiamento estudantil no país, já que o setor privado responde por quase 80% das matrículas do ensino superior. “Sem financiamento estudantil, não conseguiremos trazer mais jovens para o ensino superior. Na realidade brasileira, esse financiamento precisa ser diverso”, afirmou. “Uma fração importante de estudantes de baixa renda encontra no setor de educação privada brasileira oportunidade para estudar e para seu crescimento social. A criação de políticas públicas de Estado é necessária para garantir maior eficácia e eficiência ao ensino superior, garantindo uma expansão do acesso a faculdades e universidades”, concluiu.

O encontro buscou também uma reflexão coletiva sobre as conclusões da Terceira Conferência Mundial de Educação Superior (Barcelona, 2022) que permitirá a reconfiguração do Plano de Ação CRES 2018-2028 em novos termos, particularmente em relação aos impactos educacionais e geopolíticos da pandemia de COVID-19 na dinâmica do ensino superior mundial. Também ficou decidido na reunião que a CRES+5 2024 será realizada em Brasília, no Brasil.

A reunião preparatória foi realizada pela Universidade Nacional de Córdoba (UNC) e pelo Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior da América Latina e do Caribe (UNESCO-IESALC), com o apoio do Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação superior (ENLACES), do Conselho Inter-Universitário Nacional (CIN) e do Ministério da Educação da Argentina.