Semesp participou de mais uma reunião de status realizada pelo Inep e Seres

A presidente do Semesp, Lúcia Maria Teixeira, o diretor executivo da entidade, Rodrigo Capelato, e o diretor Jurídico, José Roberto Covac, participaram nesta sexta (3) de reunião mensal de prestação de contas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) com o setor da educação.

Na ocasião, o Inep apresentou os últimos números em relação às avaliações presenciais e virtuais in loco já realizadas em 2021. Ao todo, são cerca de 2 mil avaliações já feitas até o final de agosto. O órgão também trouxe dados sobre o andamento da capacitação dos avaliadores, com previsão de toda base capacitada até o final do ano, bem como dados de uma pesquisa de monitoramento da implementação da avaliação externa virtual in loco.  Já a Seres trouxe o número das regulações publicadas pelo órgão esse ano, um recorde de legislações publicadas.

Lúcia Maria Teixeira parabenizou o Inep e a Seres pela postura de transparência em relação aos números e também pela aproximações dos órgãos com as entidades do setor em busca da melhoria dos processos e procedimentos regulatórios. “A avaliação externa virtual in loco tem sido um progresso em relação à pandemia e esperamos que ela continue após o fim da crise sanitária, ficando ao critério da IES a avaliação presencial ou online”, defendeu.

José Roberto Covac também elogiou a postura colaborativa dos órgãos com o setor do ensino superior privado e sugeriu que as reuniões tivessem um caráter mais amplo do que apenas a prestação de contas. “Esse seria um momento ideal para o governo e as entidades representativas do setor discutirem outros tópicos, como repensar a avaliações e outros processos regulatórios”, disse.

A reunião contou com as presenças do presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, e secretário da Seres, Paulo Roberto Araújo de Almeida.