De 8 a 13 de maio, a presidente do Semesp e da MetaRed Brasil, Lúcia Teixeira, e o diretor de Inovação e Redes da entidade, Fábio Reis, estarão nos encontros internacionais da Universia e da MetaRed, na Espanha.

O V Encontro Internacional de Reitores Universia acontece de 8 a 10 de maio, em Valência, e tem como foco o papel da universidade como força motriz para um desenvolvimento socioeconômico mais sustentável. Com participação de cerca de 700 líderes universitários mundiais, os debates do evento giram em torno de três eixos: aprendizagem ao longo da vida; promoção do empreendedorismo e da inovação; redes e interconexão entre as universidades.

Lúcia Teixeira participará, no dia 10, do painel “Formando de Maneira Integral”, que contará com as presenças de Edward Roekaert Embrechts, reitor da Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC – Peru); Joan Guàrdia Olmos, reitor da Universitat de Barcelona (UB – Espanha); e Alexandra Brandão, responsável global de recursos humanos do Grupo Santander (Portugal).

No painel, ela apresentará experiências sobre aprendizagem ao longo da vida. “Uma formação integral ao longo da vida contribui para que as pessoas e as sociedades enfrentem grandes desafios do mundo, como a transformação digital, mudanças do mundo do trabalho, emergências climáticas e desigualdades sociais”, adianta. “O direito à educação deve ser ampliado para permanecer em vigor ao longo da vida,  abrangendo, entre outros, o direito à informação, à cultura, à  ciência, à saúde e à  conectividade”, completa.

De 11 a 13 de maio, Lúcia Teixeira e Fábio Reis participam do Encontro Internacional de Presidentes da MetaRed, na Universidade de Múrcia, na cidade de mesmo nome no sul da Espanha. A presidente do Semesp e da MetaRed TIC Brasi apresentará as experiências brasileiras da rede de colaboração que reúne universidades privadas e públicas brasileiras e reflete sobre as TICs (tecnologias de informação e comunicação) nas instituições de ensino.

O objetivo do encontro é servir como espaço de reflexão e discussão para o planejamento dos eixos que norteiam o trabalho colaborativo da rede, além do compartilhamento das atividades realizadas pela MetaRed internacionalmente e no âmbito de cada país.