Almoço de lançamento da MetaRed Brasil, projeto colaborativo formado por uma rede de responsáveis pela tecnologia da informação e comunicação (TIC) de IES Ibero-americanas

No último dia 12 de junho, foi lançando durante um almoço, em São Paulo, a MetaRed Brasil, projeto colaborativo formado por uma rede de responsáveis pela tecnologia da informação e comunicação (TIC) de universidades Ibero-americanas. Farão parte da rede tanto IES privadas e públicas. O objetivo do projeto é compartilhar as melhores práticas e as histórias de sucesso e executar os desenvolvimentos tecnológicos de colaboração.

O lançamento contou com a presença, entre outros, de Hermes Ferreira Figueiredo, presidente do Semesp, que também ficará à frente da MetaRed Brasil; de Fábio Reis, diretor de Inovação e de Redes de Cooperação do Semesp; de Leonardo Bauer, da Universia Brasil; de Steven Assis, da Santander Universidades Brasil); do professor  Segundo Piriz Durán, parceiro institucional Universia; de Luiz Henrique Amaral Amaral, reitor da  UNICSUL; de  Anderson Pereira, da Universia Brasil; e de Afrânio Pereira, da Santander Universidades Brasil.

A MetaRed é uma iniciativa que surgiu a partir do IV Encontro Internacional de Reitores de Universidades, realizado em 2018, Salamanca, na Espanha, onde mais de 700 reitores de 26 países refletiram sobre a Universidade do século XXI. Em sua declaração conjunta, os reitores enfocaram o potencial da tecnologia para transformar o modelo educacional e operacional das universidades e a importância de fortalecer alianças e colaboração entre elas.

“A partir da complexa e eminente transformação digital que tem afetado todas as áreas de atuação das Instituições de Ensino Superior, é preciso fomentar a colaboração entre as IES e apoiá-las nessa transformação digital, compartilhando esforços e contribuindo com as melhores práticas dos diferentes países”, explica Fábio Reis, que estará à frente da execução da MetaRed no Brasil. “A MetaRed Brasil será um local de encontro, debate, reflexão e, principalmente, colaboração em alcance nacional e internacional”.

Além do Brasil, a iniciativa possui braços na Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Peru. A rede segue a mesma metodologia de trabalho em todos os países, com grupos de trabalho divididos em quatro vertentes: Tecnologias Educativas, Análise, Indicadores e Governança em TI, Cibersegurança e Relação com Provedores. Uma das primeiras ações da rede no Brasil será a realização de seu lançamento oficial durante I Encontro da MetaRed Brasil, em outubro, em local ainda a ser definido.

Saiba mais informações no site da MetaRed