O Semesp lançará na próxima semana uma pesquisa inédita sobre Educação a Distância, que mostra que a EAD é a única opção para muitas pessoas. Segundo o levantamento, apesar de ser a única opção para a grande parte da população que possui apenas ensino médio completo, a desinformação e preconceito ainda geram desconfiança e insegurança nos potenciais alunos da modalidade. O levantamento foi feito pela Folks Netnográfica, por meio de uma metodologia inovadora denominada netnografia, ramo da Etnografia que estuda o comportamento de indivíduos na Internet,  analisando  comentários, conversas e publicações sobre a modalidade EAD em sites, blogs, fanpages, vídeos, fóruns de discussão e comunicados na internet desde 2014.

“O objetivo do estudo foi identificar quais as principais motivações que levam alunos a ingressar, permanecer ou abandonar um curso de EAD, já que hoje a evasão da EAD no país é de cerca de 32%”, diz o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato. Segundo o diretor, a pesquisa “permitirá que as instituições de ensino a distância aperfeiçoem a qualidade de seus cursos, criando um diálogo construtivo com seus alunos e planejando estratégias para melhorar os índices de permanência desses estudantes”.

O estudo analisou mais de 500 conversas, comentários e publicações buscando identificar, por meio de análise antropológica, aspectos comportamentais e motivacionais sobre a educação superior a distância, sem restrição amostral sociodemográfica.

Segundo o levantamento, já existe muita troca de informação online sobre EAD, e não apenas em sites especializados. As plataformas onde foram localizadas as conversas abordavam diversos temas, desde educação, vestibular e carreira, até entretenimento, qualidade de vida, literatura, beleza, entre outros, e sem restrição amostral sociodemográfica. O critério para a seleção das conversas foi a riqueza de detalhes, a quantidade de trocas existentes a partir de cada “post” e a existência de sentimentos e crenças sobre a categoria EAD, sem segmentação pré-definida.

“Da análise total percebemos aspectos negativos e nos surpreendemos com os aspectos positivos”, afirma Débora Figueiredo, presidente da Folks Netnográfica. Entre os principais benefícios positivos são: flexibilidade, acessibilidade, economia de tempo e dinheiro, oportunidade de acesso e a visão de que se trata de um outro paradigma de ensino superior, digital e online, que se vale de tecnologias e ambientes digitais para oferecer qualificação e capacitação profissional, em nível superior, tão válida e chancelada pelo MEC quanto a faculdade presencial.

Já entre os aspectos negativos, o estudo mostrou que existem muitos preconceitos sobre EAD tais como fazer faculdade a distância traz um sentimento de perda em relação à experiência presencial; não ser uma modalidade séria; fácil de entrar e também se formar. A desinformação e o preconceito geram desconfiança e insegurança nos potenciais alunos e a qualidade da oferta contamina a percepção da validade do método. Há ainda relatos de dificuldades em dominar a plataforma e da falta de interatividade em alguns modelos de oferta.

Informações Gerais:

Data do lançamento: 16 de Junho de 2016
Local: Hotel Tivoli Mofarrej – Alameda Santos, 1437 – Cerqueira César – São Paulo
Horário: 14h às 18h

Investimento:

Associado: gratuito

Não associado: R$ 700,00

Preço especial para grupos!

Inscrições: http://goo.gl/OGQO1l