Auditório da sede do Semesp foi transformado em sala híbrida

A pandemia de Covid-19 acelerou uma série de tendências para vários setores, amparadas por tecnologias já existentes, mas até então pouco utilizadas. Um desses avanços foi a realização de encontros e reuniões de modo remoto, via programas de videoconferência como Zoom, Google Meet e outros. No ensino superior, essas ferramentas foram fundamentais, por exemplo, para as aulas remotas.

Com o retorno mais intenso às atividades presenciais, incentivado pela queda no número de casos de Covid-19 e da liberação do uso de máscaras em locais abertos e fechados em vários estados, os eventos e as reuniões remotas começam a ser substituídos por encontros híbridos, com parte dos participantes online e parte presencial.

Por acreditar nesse formato que promete ser muito mais comum no futuro da educação superior, o Semesp decidiu investir em um equipamento de última geração com uma câmera Ultra HD com zoom HD de 15 vezes que transforma qualquer espaço em uma sala híbrida e enquadra automaticamente todos os participantes da mesa para que ninguém fique fora da imagem. Atualmente, o equipamento possui um soundbar e quatro microfones, mas essa capacidade pode ser ampliada para dois soundbar e até sete microfones.

Agora, o auditório do Semesp em sua sede no Ipiranga, em São Paulo, está equipado como uma sala híbrida para a realização de reuniões internas e externas e outros eventos. “Com a retomada das atividades presenciais e da importância de reuniões híbridas com um número aproximado de 15 a 20 pessoas presenciais, buscamos no mercado um equipamento que suprisse nossas necessidades, tendo boa qualidade tanto em imagem quanto em áudio para o nosso ambiente de trabalho”, explica Angelo Roberto Stefani Bete, gerente de TI do Semesp.

O equipamento já está em uso, funcionando nas reuniões das tratativas salariais, assembleias e outros eventos internos.