O Semesp é apoiador da 12ª edição do SADEBR, o maior evento de marketing do país

Instituições em diversos níveis, com realidades diferentes e situadas em diversas partes do país, compartilhando experiências de marketing em um evento com uma qualidade de conteúdo sem igual. Essa é a principal característica do SADEBR.

Ao longo de 2019, as equipes de atendimento e assessoria do Semesp arrumaram as malas para participar da 12ª edição do SADEBR, o maior evento de marketing do país e que apresentou estratégias que farão a diferença para as IES.

Com o objetivo de estar mais próximo ainda das IES de todo o país, o Semesp esteve em Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Fortaleza. Nos próximos dias 24 e 25 de setembro, é chegada a vez do SADEBR acontecer em São Paulo, no Teatro FECAP. O Semesp marcará presença mais uma vez.

Na programação da última edição do SADEBR em 2019, estão o diretor Executivo do Semesp, Rodrigo Capelato; o publicitário, roteirista e humorista do Porta dos Fundos, Antônio Tabet; o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro; a head de Marketing Institucional e Relacionamento Estratégico da ESPM, Jane Mündel; o diretor Executivo de Marketing EAD da Unicesumar, Tiago Stachon; entre outros.  Confira a programação completa.

Em 2019, as edições itinerantes do SADEBR levantaram importantes debates sobre o mercado de ensino superior, tendo como foco a Efetividade do Marketing Educacional e seu retorno para as Instituições de Ensino Superior (IES). Foram debatidos, entre outros, estratégias, tecnologias, metodologias, processos e práticas que são atualmente utilizadas para aumentar os ativos e a competitividade do segmento educacional.

Segundo o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, o cenário nacional aponta para a necessidade das IES repensarem suas estratégias. “O desemprego, tanto do estudante quanto de um membro da família, e a perda de renda estão fazendo os jovens postergarem a entrada no ensino superior. Isso traz uma característica importante: haverá, sim, uma queda de matrículas, mas haverá, também, um novo público, de olho no que está sendo ofertado e mais criterioso na hora de escolher onde investir na sua educação”, pontua Capelato.

Entra aí o marketing das IES. Para o curador do SADEBR, Glauson Mendes, mais que um departamento, o marketing precisa fazer parte da cultura institucional para ser realmente efetivo. “O marketing não deveria ser apenas um departamento, mas uma cultura institucional, fomentada pelas principais lideranças de Instituições de Ensino. A efetividade do marketing educacional é causa e consequência do aprimoramento da cultura organizacional que compreende os desafios atuais do segmento. Para que as Instituições superem as metas referentes à captação e retenção de alunos, é preciso estar por dentro do que acontece no mercado educacional”, destaca Mendes.

SADEBR

O SADEBR é um evento dedicado exclusivamente a mantenedores, dirigentes, profissionais de comunicação, marketing e TI de instituições de Ensino. Em sua 12ª edição, em 2019, o SADEBR trará importantes indicadores sobre o mercado educacional nacional. Diante de uma realidade de retração de mercado no ensino presencial e uma crescente na EAD, essa edição especial focará em tecnologias, processos e práticas que são utilizadas para aumentar a competitividade das instituições de ensino.