O objetivo do acordo de cooperação é estreitar os laços entre o Semesp e a APESP, com as duas entidades construindo um plano de atividades em conjunto para beneficiar as instituições de ensino superior privado do Brasil e de Portugal.

O Semesp e a Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP) realizaram uma reunião, nesta quarta, 14, para firmar um acordo de cooperação entre as duas entidades representantes do setor privado de ensino superior do Brasil e de Portugal. A reunião contou com as presenças da presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, do diretor-executivo Rodrigo Capelato e do diretor de Inovação e Redes, Fábio Reis. Da APESP, participaram do encontro remoto o presidente da associação, António Manuel de Almeida-Dias, e o diretor-executivo Miguel Copetto.

O objetivo do acordo de cooperação é estreitar os laços entre o Semesp e a APESP, com as duas entidades construindo um plano de atividades em conjunto para beneficiar as instituições de ensino superior privado dos dois países. “Essa parceria irá ampliar o olhar das instituições de ensino superior do Brasil e de Portugal para a importância do trabalho que as duas entidades estão realizando”, decretou Lúcia Teixeira durante a reunião.

“O Semesp se transformou em um hub colaborativo de serviços que mostra a diversidade do ensino superior privado brasileiro”, acrescentou a presidente do Semesp. Segundo ela, o acordo de cooperação com a APESP vai expandir o impacto das ações das associações, rompendo as fronteiras entre os dois países e ampliando as oportunidades para o setor. “Vamos avançar de forma conjunta as discussões de temas relevantes para o setor privado do ensino superior do Brasil e Portugal”.

“Em Portugal, as IES privadas detêm apenas 20% do total das matrículas [no Brasil, esse número é superior a 75%]. Nossas realidades são diferentes, mas nossos objetivos enquanto entidades são comuns”, avaliou António Manuel de Almeida-Dias, que disse ainda que a parceria entre o Semesp e a APESP irá valorizar os impactos econômicos e sociais dos projetos das associações.

As próximas reuniões entre o Semesp e APESP terão como objetivo construir um calendário de eventos em comum para 2023.