O Instituto Semesp realizou um levantamento, feito com base numa amostra de 186 instituições, que oferece um retrato atualizado dos índices de inadimplência e evasão do segmento da educação superior privada no Brasil em decorrência da crise gerada pela pandemia COVID-19.

Os resultados referentes ao mês abril de 2020 comparados a mesmo período do ano anterior. Os dados servem de parâmetros para a gestão atual das IES.

Confira pesquisa na íntegra

A pesquisa gerou interesse da mídia e virou pauta de alguns veículos:

Inadimplência no ensino superior atinge 25% na primeira quinzena de abril

A crise econômica provocada pelo coronavírus afeta o ensino superior no país. Muitos estudantes estão trancando o curso porque não conseguem pagar as mensalidades. Entrevista com o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, para o Jornal da Record.

Economia Coronavírus: Inadimplência no ensino superior salta para 25,5% em abril

Falta de pagamento sobe mais de 10 pontos percentuais em relação a 2019; evasão de alunos deve ser acima de 30% em 2020, prevê Semesp. Confira matéria da Veja.

Inadimplência no ensino superior salta para 25,5% em abril

Para o acumulado de 2020, as projeções de inadimplência variam de 10,1% num cenário otimista até 11,2% no mais pessimista. Em 2019, a taxa foi de 9,5%. Levantamento foi feito pelo Semesp e foi pauta de matéria do jornal Valor Econômico.

Inadimplência no ensino superior de SP cresce mais de 70% em abril

A inadimplência nas escolas de ensino superior no Estado de São Paulo cresceu 71,1% na primeira quinzena deste mês, em relação ao mesmo período do ano passado. O dado é de uma pesquisa do Semesp, feita com cerca de 200 instituições de ensino, e virou pauta de matéria do jornal O Estado de S. Paulo.

Desemprego, evasão e inadimplência preocupam faculdades privadas

Levantamento apresentado pelo diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, prevê que a taxa de inadimplência das mensalidades de universidades privadas deve subir de 9,5%, em 2019, para até 11,2% neste ano, em um cenário classificado como “pessimista” pela entidade. Matéria da Agência Brasil.

Sem aulas, ensino superior vê inadimplência disparar e ficar entre 10,1% e 11,2%

O número é quase 10 pontos percentuais maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando a inadimplência estava em 14,9%. Levantamento foi feito pelo Semesp foi pauta de matéria da Jovem Pan.

Levantamento aponta inadimplência de 25,5% nas mensalidades de abril

A pesquisa foi feita pelo Semesp com cerca de 200 IES. O diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, falou à CBN sobre a questão da inadimplência.

Inadimplência das universidades privadas de São Paulo cresce 70% em 15 dias

Semesp aponta que evasão e inadimplência registraram alta de 71% na primeira quinzena de abril; um em cada quatro estudantes está inadimplente. Confira matéria do IG.