Com o crescimento do ensino superior privado no Brasil desde a década de 1970 e as novas necessidades advindas do aumento do setor, nasceu o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), com o intuito de representar os interesses dos gestores de instituições de ensino superior privadas brasileiras.

A entidade completa 35 anos em 2014 e comemora a sua forte representatividade em São Paulo e a expansão de serviços para outras regiões do país. Para Paulo Cardim, ex-presidente do Semesp, o Sindicato é indispensável para o desenvolvimento do Brasil. “A formação de milhões de cidadãos faz parte do compromisso do Semesp e da livre iniciativa da educação superior”, comenta Cardim.

A história do Semesp continua e será contada neste especial da revista Ensino Superior dedicado ao aniversário da entidade.

Luiz Paulo Schiavon
A primeira diretoria do Sindicato foi presidida por Luiz Paulo Schiavon, que permaneceu no cargo do ano de 1979 até 1981. Schiavon é formado em odontologia e foi um dos sócios-fundadores da Entidade Mantenedora das Faculdades de Santo Amaro em 1968, onde também foi professor do curso de medicina.

Ernani Bicudo de Paula
Presidente pelo período de 1981 a 1984 e, posteriormente, de 1984 a 1987, De Paula é formado em contabilidade e administração e supervisão escolar e foi reitor da Universidade São Marcos, de São Paulo. Foi também diretor-presidente da Sociedade de Educação São Marcos e da Associação Tibiriçá de Educação, além de sócio-diretor da Sociedade de Educação Braz Cubas.

Paulo Antônio Gomes Cardim
Assumiu a presidência do Semesp em 1987, na qual permaneceu durante dois mandatos. Advogado por formação, é reitor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e também presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu) desde 2008, membro do Conselho da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e um dos Membros Natos do Conselho da Presidência do Semesp.