O diretor Executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresenta “Panorama, Tendências e Indicadores de Qualidade do Ensino Superior no Distrito Federal”, durante o 11º SADEBr – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira, que será realizado no dia 4 de maio, a partir das 09h00, no Hotel Grand Mercure, em Brasília.

Rodrigo Capelato adianta que, mesmo com a grave crise econômica que o país sofre desde 2015 e a crise do Financiamento Estudantil – Fies, o número de matrículas nas instituições de ensino superior no Distrito Federal, em cursos presenciais, manteve-se praticamente estável, com queda de 1,3% em 2016. Em ingressantes, houve redução mais acentuada (7,8%), de 59 para 54 mil. No cenário nacional, houve recuo de 2,6% em matrículas e de 4,9% em ingressantes, o que representa 1.724 em 2015 contra 1.638 em 2016.

Já o índice de matrículas nos cursos a distância (EaD) registrou desempenho um pouco melhor (3,7%), mas abaixo do nacional (8,4%). No número de ingressantes, o Distrito Federal registrou aumento superior ao nacional: 28% e 23,3%, respectivamente.

De acordo com o Panorama, os cursos a distância são procurados pelas pessoas de faixa etária mais elevada, a maioria está acima de 29 anos. Enquanto o público que procura os cursos presenciais é, na maioria, composto por jovens de até 24 anos.

“Os cursos a distância têm sido muito interessantes para as pessoas que não tiveram a oportunidade de fazer um curso superior quando saíram do ensino médio. Além da flexibilidade de horário e de não ser necessário o deslocamento diário para a faculdade, os valores das mensalidades são mais acessíveis e tornam os cursos mais atrativos para as pessoas que querem crescer profissionalmente ou mesmo aumentar as suas chances de empregabilidade”, explica Rodrigo Capelato.

A análise também englobará número de ingressantes com Fies, perfil dos alunos, cursos mais procurados, taxas de evasão e migração dos estudantes, nota de corte e valor médio das mensalidades, entre outros.

 

Serviço

11º SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira

Data: 4 de maio, sexta-feira

Horário: das 09h00 às 18h00

Local: Hotel Grand Mercure

Setor Hoteleiro Norte Quadra 5 Bloco G – Asa Norte, Brasília

Programação completa