Lúcia Teixeira, Rodrigo Capelato, Fábio Reis e José Roberto Covac participaram da reunião com o ministro Milton Ribeiro para propor medidas de desburocratização do ensino superior

Nesta quinta (17), o ministro da Educação Milton Ribeiro participou de uma reunião com a presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, o diretor executivo Rodrigo Capelato, o diretor jurídico José Roberto Covac e o diretor de Inovação e Redes, Fábio Reis. Pelo Ministério também participou a assessora especial do gabinete do ministro, Juliana Gonçalves Melo. Durante a reunião, foi apresentada uma série de propostas de desburocratização para a educação superior e questões que podem ajudar no aumento do acesso à educação de mais alunos de baixa renda, com aprimoramento de programas já existentes como FIES e ProUni.

Lúcia Teixeira iniciou a reunião elogiando o diálogo que o Ministério da Educação tem aberto com o Semesp. “A postura do MEC tem sido de diálogo, para avançar em questões importantes para a educação superior”, afirmou ela. “Nosso objetivo nessa reunião é apresentar algumas propostas para aumento de bolsas ProUni para alunos carentes e financiamento estudantil, e sobre pontos que podem descomplicar o funcionamento das instituições privadas de ensino superior, que representam cerca de 75% das matrículas do ensino superior no país, e também do próprio MEC”, explicou.

“Desburocratizar é descomplicar o setor”, defendeu José Roberto Covac, que entre as propostas destacou a mudança da nomenclatura de modalidade para metodologia, facilitando a autorização de IES já credenciadas para a implantação de cursos EAD. “Os cursos presenciais e EAD não são diferentes do ponto de vista de regulação, então quando se judicializa demais um tema é porque ele não está bem resolvido”, disse ele.

Rodrigo Capelato enfatizou uma proposta referente aos cursos tecnólogos. Segundo ele, esse é um ponto fundamental para que o país possa alavancar sua baixa taxa de escolarização líquida. “As graduações de curta duração são uma forma de estimular mais alunos a ingressarem no ensino superior, mas para que isso aconteça é preciso mudar a forma como esses cursos são autorizados e reconhecidos”, adiantou. Já Fábio Reis, falou sobre a questão da autoavaliação das IES, proposta defendida pelo setor e que está em construção pelo Semesp.

O ministro da Educação Milton Ribeiro agradeceu o envio das propostas pelo Semesp e afirmou que a desburocratização é um caminho para aumentar o acesso e a qualidade do ensino superior. “A legislação atua como se todos fossem burlar a lei, por isso tanta regulamentação. Isso precisa ser mudado, respeitando as instituições sérias”, decretou.

Confira propostas do Semesp na íntegra