De 19 e 23 de outubro será promovida a segunda edição da Semana do Empreendedorismo Universitário Online, com transmissão 100% remota e ao vivo. Realizada pelo Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Belas Artes (NEI), em parceria com Aceleradora de Startups da FGV (FGV Ventures) e do Centro de Empreendedorismo do Insper, a Incubadora da ESPM, o Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU), o Semesp e as instituições estudantis, Enactus e Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo – FEJESP, o evento tem como objetivo orientar estudantes universitários de todas as áreas do Brasil. Na 1ª edição, que aconteceu em abril de 2020, foram mais de 22 horas de evento, com 10 palestras e 1.300 inscritos.

“A SEMP nasceu do desejo de integrar os empreendedores universitários e disseminar casos de sucesso e metodologias de ensino e prática de empreendedorismo e desenvolvimento de jovens empreendedores na Universidade”, conta Dario Vedana, Head do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Belas Artes, um dos idealizadores e organizadores do SEMP.

Além de orientar, a iniciativa tem o propósito de promover encontros de formação, networking e troca de experiência entre empreendedores universitários e o mercado.  A programação apresenta temas sobre como gestão, marketing digital, vendas, empreendedorismo social, trajetórias para o desenvolvimento empreendedor, que serão apresentados por universidades e empresas como Chilli Beans, Ingresse, Mauá Capital, Monashees, Canary, Positive Ventures, Darwin Startups, e muitos outros.

“A exposição de projetos de fomento ao empreendedorismo universitário, proporcionada pelo evento, tem o potencial de inspirar e mostrar ‘o caminho das pedras’ para que mais estudantes recebam o apoio adequado e iniciem seus projetos empreendedores dentro das universidades”, comenta Víctor Macul, Coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper, um dos idealizadores e organizadores da SEMP.

A novidade desta edição é o lançamento da Competição Nacional de Empreendedorismo Universitário, que será apresentada no dia 23 de outubro e reconhecerá as ações de fomento ao empreendedorismo universitário em 3 modalidades Acadêmica, Estudantil e Empresarial, além de uma 4ª modalidade para Startups Fundadas na Universidade. Segundo Thomaz Martins, Diretor Executivo da Aceleradora de Startups da FGV e um dos idealizadores da SEMP, “criar uma competição dentro do evento – que é realizado em conjunto por Universidades, Organizações Estudantis e de Fomento – abrirá portas para os mais diversos projetos de empreendedorismo, de todos os lugares do Brasil, mostrarem seus trabalhos ao ecossistema e buscarem novas oportunidades de crescimento”.

Com a programação repleta de experiências, workshops e cases de sucesso – e também de fracasso – os interessados podem se inscrever gratuitamente nas palestras e painéis. “A iniciativa traz algo muito importante para o ecossistema empreendedor universitário e nacional, a possibilidade de co-criação de alunos de várias escolas na construção de uma experiência empreendedora que permite não só o desenvolvimento de competências empreendedoras, mas também de um fórum de reflexão e desenvolvimento de projetos inovadores” afirma Jaercio Barbosa, Head da Incubadora de Negócios da ESPM e um dos organizadores da SEMP.

Ao longo do evento haverá, ainda, estudantes de Artes, Música e Design fazendo intervenções artísticas nas palestras e painéis. Os interessados podem conferir a programação completa e participar do evento se inscrevendo nos links: https://bit.ly/semp20202 ou www.belasartes.br/semp.

Serviço:
Segunda Semana de Empreendedorismo Universitário Online 2020
De 19 a 23 de outubro, entre 12h e 21h
Programação e Inscrição: https://bit.ly/semp20202 ou www.belasartes.br/semp